Reflexões

O amor é cego?

O QUE SIGNIFICA AMAR?

“A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma.” Pv 9:13.

O amor certamente não é cego e ignorante, pelo contrário – Deus nos amou sabendo exatamente quem somos: pecadores, perversos e cheios de maldade. Mesmo assim, Ele nos amou e se entregou por nós. Ao contrário da paixão, o Amor não é cego, pois Deus é amor e tudo se resume nesse amor.

Quando estou ministrando uma mensagem e percebo que vou me alongar, peço aos irmãos que me suportem.  Não me refiro a me suportar no sentido negativo da palavra (tolerar), mas no verdadeiro significado: dar suporte. O amor tudo suporta (1 Cor 13). Quero pedir a vocês que me suportem, pois pretendo contar uma história para que vocês compreendam a minha maneira de ver o VERDADEIRO AMOR.

Em geral, sou um contador de histórias. Quem me conhece, me ouve ou lê os meus textos, sabe que conto histórias para exemplificar com a vida as verdades do reino de Deus. Eu creio de coração que a Palavra de Deus pode ser vista e compreendida em nossas vidas todas as vezes em que a experimentamos de fato. Inclusive, eu creio que Jesus, ao reprovar a falta de conhecimento das Escrituras por parte dos Saduceus (Mt 22:29 – Mc 12:24), não estava falando de um conhecimento intelectual, pois estes religiosos estudavam as Escrituras desde criança. O Mestre estava falando da falta de experiência com a Palavra. Um conhecimento experimental. 

A palavra que Jesus usou foi “falta de discernimento”. Muitas vezes lemos, mas não temos discernimento das Escrituras, pois isto depende de um relacionamento com o Espírito Santo.

Precisamos ler as Escrituras, buscar em oração o entendimento, a perfeita interpretação do texto sagrado e nos humilharmos a fim de recebermos graça para aplicar a Verdade à vida.

A FALTA DE AMOR FOI TRANSMITIDA

Certa vez, ouvi um pastor dizer: “Tudo o que o mundo precisa é de amor.”  Eu concordo e tenho plena convicção disso: essa é a nossa maior necessidade. 

Quando o amor se ausentou do homem, este entrou num abismo terrível. Você consegue pensar que o primeiro casal que gerou filhos foi Adão e Eva e que, por causa da inveja, um de seus filhos matou o outro? 

Você consegue ver a profundidade da falta de amor? O homem não permaneceu no amor e o amor não permaneceu nele. Um homem sem esse amor não sabe sequer quem é, não conhece o seu desenho e caminha com todos os problemas gerados pela morte de Adão. 

Problemas espirituais, psicológicos, familiares, sociológicos e até ecológicos. 

O homem sem este amor não sabe se relacionar com Deus, consigo mesmo, com o próximo, com a sociedade ou com a natureza. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.” Romanos 5:12

Assim, a separação que aquele primeiro homem provou passou para todos os seus descendentes. Uma vez separado do amor, ele repassou essa condição adiante, à semelhança de um vírus maldito. Quando ele abriu mão da obediência à Palavra, ele abriu mão do Senhor e, consequentemente, abriu mão do amor, porque Deus é amor. 

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco – #servolivre

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)