Reflexões

É por amor, puro amor!

“Tudo se resume no amor de Deus”! 

Esta é uma VERDADE que me ajuda a não apenas entender os mandamentos do nosso Pai, mas querer vivê-los por compreender que todos eles são motivados pelo Seu amor.

Esse tema é de fundamental importância porque nós só recebemos a palavra completa quando entendemos que o reino de Deus se resume no amor de Deus.

Este assunto começou em meu coração quando, numa conversa com um irmão, ele me disse: 

“Eu estou evangelizando um satanista, que me fez uma pergunta muito interessante: ‘Deus é onisciente?’ Respondi: ‘Claro, e também é onipotente e onipresente.’ Então, ele me perguntou: ‘Deus sabia que o homem iria pecar? Se Deus sabia, por que Ele criou o homem? Que Deus é esse que vê que uma pessoa vai viver debaixo do jugo do pecado a vida inteira e ainda assim cria essa criatura?” 

A partir desta conversa eu comecei a responder dentro do meu coração para aquele satanista. 

Eu sabia que ele não conhecia o amor de Deus e, portanto, não compreendia a criação e tampouco o sacrifício de Jesus. 

TODOS FALAM SOBRE O AMOR

Quando falamos em amor existem vários sentimentos que se traduzem pela mesma palavra. Inclusive, na Bíblia, a palavra amor foi usada na tradução de várias palavras com significados distintos, muito parecido com o que é atualmente em português. Se, numa multidão heterogênea, alguém fala a palavra “amor”, cada um entenderá de uma forma: um pensará em sexo, outro, em caridade, outro, em fraternidade, etc.

No grego, amor entre amigos é uma palavra, amor entre irmãos é outra e amor a Deus é outra palavra. Cada palavra “amor” tem uma origem e significado diferentes. Exemplo: “João amou a Maria”, tem um significado. Qual é o significado desta frase? Ele amou com amor romântico ou com um amor de irmão? “Amnon amou a Tamar” (2 Sm 13), tem um outro significado. Aqui, Amnon violentou, defraudou e repudiou sua irmã. Que amor é esse que começa na cobiça e termina na cama? 

Esse não é o amor de Deus; esse amor é o “eros”, que dá origem a “erótico”, uma paixão cega. Isso não é amor de Deus, mas do homem; geralmente começa e termina rapidamente. 

Por isso, mesmo sem justificativa, alguns dizem: “Matei por amor”, pois quem ama com o amor ágape não mata. Mas, na cabeça de Amnon, ele estava amando; esse era o sentimento que ele conhecia, foi isso que ele experimentou do amor. 

Dessa diferença de palavras e significados vemos um monte de coisas que as pessoas falam e fazem no mundo “em nome do amor”– mas não é. 

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco – #servolivre

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)