Reflexões

Jesus: um mutante do século I

Há pouco mais de um ano, certo pastor afirmou através do Twitter que a razão pela qual Jesus não casou seria o fato de que desse casamento poderia nascer uma raça superior, posto que Jesus não teria apenas genes humanos, mas também divinos.

Ora, se a natureza humana de Jesus era geneticamente diferente da nossa, então seria Ele uma espécie de mutante do século I?

Deixando de lado as especulações do pastor aqui citado, é importante que voltemos nossa atenção para o que as Escrituras afirmam sobre a natureza humana de Cristo. É célebre a declaração de João acerca de Jesus: “e o Verbo se fez carne” (Jo. 1:14). Mas, o que isso significa? Paulo responde essa pergunta dizendo que Jesus “esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” (Fp.2:7). Isso quer dizer que, mesmo sendo Deus, Jesus voluntariamente se sujeitou a todas necessidades e limitações da natureza humana. O autor da carta aos Hebreus ratifica essa informação ao dizer que Jesus participou da condição humana em todos os seus aspectos (Hb. 2:14-17).

Jesus passou por limitações físicas, como a sede (Jo. 19:8), a fome (Mt 4:2; Mc 11:12), o cansaço (Jo. 4:6), o sofrimento e a dor (Jo 18:22; 19: 2,3). Ao se fazer homem, teve que aprender como qualquer um de nós. Ele foi crescendo em sabedoria (Lc 2.52) e aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hb 5.8). Ou seja, Jesus se fez plenamente homem, inclusive passando pelas mesmas tentações que nós enfrentamos (Hb. 4:15). Mesmo enfrentando essa luta, Jesus nunca cedeu ao pecado, e por isso Ele é capaz de socorrer aqueles que também são tentados (Hb. 2:18).

Mas, qual era então a fonte do seu poder e o segredo de sua santidade? Certamente não seria a presença de um gene especial. Sobre a origem do poder de Jesus, Pedro nos diz: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele” (At. 10:38).

A fonte de poder de Jesus está também conosco. Temos o Espírito Santo! A presença de Deus é tudo o que precisamos para viver. O poder que estava em Cristo está à nossa disposição. E por isso Jesus nos ensina: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!” (Lc. 11:13)

Ter a compreensão correta sobre a humanidade de Jesus é imprescindível para que tenhamos nEle o exemplo e a inspiração para nos humilharmos, nos esvaziarmos de nós mesmos, vivendo sempre na total dependência do Espírito Santo. Afinal, como Paulo nos diz: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Fp. 2:5).

Em Cristo,

Anderson Paz

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.

2 thoughts on “Jesus: um mutante do século I

Fechado para comentários.