Reflexões

Quero sempre lembrar que Deus é fiel

Deus é fiel. Frase cantada em inúmeras músicas e colada como adesivo de carros. Sempre lembrada diante da oração ainda não respondida. Sempre lembrada diante da promessa ainda não cumprida. Eu quero sempre lembrar dessa verdade, todos os meus dias, contudo não apenas nessas situações.

Quero lembrar que Deus é fiel quando estiver à beira de decidir pelo pecado. Quero lembrar que Ele é fiel para me fazer santo, íntegro e irrepreensível. Que Ele já me deu tudo o que é necessário para fazer Sua vontade, posto que nasci de novo, fui gerado da divina semente (I Pe. 1:23; I Jo. 3:) e o pecado não tem domínio sobre mim (Rm. 6:14). Quero lembrar das frases de Paulo em I Tessalonicenses 5:23,24: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”.

Quero lembrar que Deus é fiel quando eu me encontrar passando por tentações, sabendo que Ele não permite que venha sobre mim tentação acima do que eu possa suportar. Conosco não vale a desculpa do “foi mais forte do que eu” ou a do “não pude resistir”. Deus sempre nos dá a força necessária para vencer o pecado, mesmo que para isso seja necessário lutar até o sangue (Hb. 12:4,5). Quero lembrar de outra declaração de Paulo acerca da fidelidade de Deus: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Coríntios 10:13).

E se porventura eu pecar, sendo negligente no uso do poder que há em mim para vencer o pecado, quero lembrar também das palavras de I João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). Quando eu pecar, quero admitir meu erro, confessá-lo a Deus e aos meus irmãos, posto que temos o mandamento que diz “confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros” (Tiago 5:16). Se pelo meu pecado eu tiver que restituir algo a alguém, quero estar determinado a prontamente fazê-lo, tal como Zaqueu decidiu devolver o que havia roubado, e ouviu do próprio Senhor: “Hoje, houve salvação nesta casa” (Lucas 19:9).

Enfim, quero sempre lembrar que a declaração de Paulo dizendo que Deus permanece fiel ainda quando somos infiéis (II Tm. 2:11), não representa uma licença para o pecado. Muito pelo contrário. Quando somos infiéis, Ele permanece fiel para nos tornar fiéis a Ele. Afinal, ele está trabalhando em nós para nos fazer semelhantes ao Seu Filho Jesus e “estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp. 1:6).

Em Cristo,
Anderson Paz