Reflexões

Quando os cães são a melhor companhia…

“Toda vez que vejo um idoso com um cachorro, penso numa velhice solitária… Mas os cães são boas companhias… as vezes as melhores!”

_____________

Quando li o tweet acima, além de ter lembrado da frase“quanto mais conheço as pessoas, mais eu gosto dos animais”, também fiquei pensando sobre em que momento frases como essas poderiam ser ditas por Jesus. Fazer exercícios como esse é de suma importância para todo cristão, posto que “aquele que diz que está nEle [Jesus], também deve andar como Ele andou” (I Jo. 2:6).

Em que momento os cães seriam a melhor companhia para Jesus? Seria  no Getsêmani, sabendo que a cruz o aguardava, e consciente que estava sendo traído por um discípulo, e seria negado por outro? Não, não seria nesse momento, pois depois de ter orado ao Pai dizendo “se possível for afasta de mim esse cálice”, Ele se dirigiu aos seus discípulos, que haviam dormido, e disse a Pedro, justamente o discípulo que o negaria : “vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?” (Mt. 26:40). Mesmo no momento de sofrimento, a presença de pessoas era importante para Jesus.

Então, talvez seria a crucificação o momento em que Jesus poderia pensar que a companhia dos animais é melhor. Não, certamente não. Pois na cruz, apesar de ferido, humilhado e abandonado, Jesus ainda estava pensando em pessoas. Apascentou o coração de sua mãe, de seu discípulo João (Jo. 19:26,27), ofereceu segurança de salvação para o ladrão que estava ao seu lado e ainda foi capaz de orar pelos seus algozes dizendo: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc. 23:34).

É interessante observar que Jesus passou por tudo isso, “sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus (I Pedr 3:18). O Filho de Deus padeceu para que o Pai tivesse pessoas, e não animais, junto de si.

Em que momento os cães são a melhor companhia? Em nenhum. É claro que a melhor companhia sempre é a de Deus. Mas se até Ele quis gente perto de Si, quem sou eu para querer diferente?

Que vençamos o egoísmo nosso de cada dia, nossa tendência ao isolamento e a cultivar a amargura. Que andemos sempre,  em cada momento, nos passos daquele a quem chamamos de Mestre e Senhor: JESUS.

Em Cristo,

@AndersonPaz