Reflexões

Um culto que não para

O secularismo tem tentado impor uma falsa divisão da vida. Ele propõe que a vida dos seres humanos seja dividida em duas áreas bem diferentes: a sagrada e a secular, ou seja, separar o espiritual do material. O secularismo pretende, deste modo, circunscrever o espiritual (oração, fé, crença, culto) no âmbito religioso e as demais ocupações das pessoas dentro de outra área, considerada secular. A esta esfera, segundo o secularismo, pertenceriam o trabalho, o estudo, a economia, as leis, as ciências, as artes, o sexo, a família, a criação de filhos, os costumes sociais, a vida social, as noções e seus governos, e em última instância, nos dias de hoje, até as leis sobre o casamento, família, sexualidade, aborto, etc.

O secularismo é uma grande mentira e falsidade que se instalou no meio da sociedade. Não existe divisão entre o sagrado e o secular.

Segundo a cosmovisão cristã da vida, tudo é sagrado. Por quê? Porque Deus é o criador de todas as coisas, tanto das espirituais quanto das materiais. A bíblia declara que “dele, por ele e para ele são todas as coisas” (Rm. 11:36). O Salmo 24 declara: “ao Senhor pertence o mundo e sua plenitude, a terra e os que nela habitam”. O Criador e Dono de tudo que existe tem o direito de determinar não só como devemos adorar, mas sim, como devemos viver, trabalhar, administrar bens, como deve ser a convivência social, como devem funcionar o casamento, a sexualidade, a justiça, a economia, os sistemas de governo, e tudo o que faz parte da vida dos seres humanos e das nações. É bem certo que Deus não deu um esquema de organização quanto às nações e seus governos, mas seguramente deixou estabelecidos na Palavra princípios claros e absolutos sobre os quais fundamentar as leis e as atividades que tema  ver com a vida e a convivência dos povos sobre a face da terra.

Por outro lado, a influência de certas correntes de espiritualidade dos séculos passados produziu uma dicotomia entre os cristãos no que se refere ao material e ao espiritual, o temporal e o eterno. Em nossos dias, Deus  está restaurando a sua verdade, de modo que este conceito equivocado está sendo corrigido em muitos círculos cristãos. Hoje, muitos de nós já entendemos que o material é expressão do espiritual. A Bíblia diz que os céus (firmamento material) proclamam a glória de Deus (algo espiritual). Para o cristão limpar a casa deve ser uma atividade tão espiritual quanto orar, trabalhar por seu sustento diário tão espiritual quando pregar. O eterno acontece dentro do temporal, no tempo e espaço material se constroem realidades eternas.

A atitude e comportamento das pessoas no seu trabalho são essenciais para que conheçamos a sua estatura espiritual. Sua conduta profissional revela muito mais a respeito do seu caráter do que a sia atuação em uma reunião religiosa.

Jorge Himitian
Extraído do livro “Projeto do Eterno”, que é encontrado na loja Servo Livre.

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.