Ensino

Testemunhas, e não advogados

“…sereis minhas testemunhas…” (Atos 1:8)

De vez em quando é importante relembrar que não fomos enviados para sermos advogados de Jesus, mas suas testemunhas (Atos 1:8). Essa compreensão muda muita coisa em nosso trabalho. Enquanto o papel do advogado é argumentar e defender seu cliente, o papel da testemunha consiste em tão somente relatar o que presenciou. Não tem a obrigação de convencer ninguém.

Compreender isso tira de nós o peso de convencermos as pessoas acerca de Jesus, e simplifica nosso trabalho. A obra de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo é feita pelo Espírito Santo. A parte mais difícil fica com o Espírito. O nosso trabalho se torna menos cansativo e mais simples e objetivo. Contudo, ao mesmo tempo que essa consciência simplifica o nosso trabalho, ela também aumenta a nossa responsabilidade, pelo menos em dois aspectos.

O primeiro aspecto  é o de que, uma vez que a obra que temos a realizar é mais simples, nos tornamos ainda mais indesculpáveis caso não a realizemos. Sobre nós pesa a responsabilidade que estava sobre os apóstolos: “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos 4:20).

O segundo é fato de que pouco resultará falarmos do Evangelho sem termos experência com ele. Pouco valerá anunciar Jesus se não o temos conhecido, pois testemunhamos acerca das coisas que vemos e ouvimos. Precisamos pregar como Paulo : “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder” (I Coríntios 2:4).

De nada adiantará nos prepararmos para responder às perguntas acerca da esperança que há em nós (I Pedro 3:15), se o mundo não ver em nós uma esperança diferente. Precisamos de gente que vivencie e experimente o Evangelho, ao mesmo tempo que pregue.  Precisamos de gente que seja sal da terra e luz do mundo.

O mundo pensa que precisa da advocacia terrena, quando na verdade precisa dar ouvidos às testemunhas do grande advogado: Cristo (I Jo. 2:1) .

Em Cristo,

Anderson Paz