Reflexões

Humildemente

Na maioria das vezes nos importamos muito em saber quem é por nós. Queremos conhecer o nosso time, a nossa equipe, quem está fechado conosco. Também nos aflige profundamente descobrir quem é contra nós, nossos rivais, nossos “Judas Iscariotes”. Recentemente, considerei que não vale à pena saber o que os outros falam sobre nós. Nem quando falam bem e principalmente quando falam mal. O que de verdade importa é saber se Deus é a nosso favor, pois “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31b). Portanto, o nosso maior desejo e busca deve ser que Deus nos ajude em tudo. Quando o Pai é conosco, os endividados da caverna de Adulão se tornam os maiores valentes do nosso exército.

Alguém pode pensar que Deus nunca é contra nós e que sempre é por nós. No entanto, sabemos que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes. A graça é melhor do que a vida. Não a recebemos pela imposição das mãos, mas ela nos vem quando nos humilhamos. Por isso devemos nos “humilhar debaixo da poderosa mão de Deus”. Costumo pensar e dizer que não podemos perder nenhuma oportunidade de nos humilhar. Quando quebrantados, a nossa consciência fica em paz e temos a certeza de que Deus nos defenderá.

Muitos sofrem, mas não suportam o sofrimento, mas a humildade nos leva a “suportar” todo e qualquer sofrimento, quer ele seja justo ou injusto. Deus conhece o tempo e o modo de nos livrar e nos aliviar. Resta-nos, portanto, entregar-nos totalmente aos Seus cuidados, com confiança plena, nos render de todo o coração ao Seu amor. Deus nos livrará de toda confusão!

Quando confessamos nossos pecados e recebemos ajuda de outros, somos ajudados na humildade. Quando os outros conhecem nossos defeitos e até nos repreendem e corrigem, cooperam com o nosso quebrantamento a nos ajudam a nos humilhar. Quando um homem se humilha reconhecendo seus defeitos e confessando os seus pecados, os que estão a sua volta ponderam a própria vida e são abrandados e se houver alguém contra ele, sua ira será aplacada.

Deus guarda, protege e liberta os humildes. Quando nos inclinamos de coração para o Pai, Ele nos concede Sua maravilhosa graça e depois, a Seu tempo, nos eleva em grande honra, dupla honra. “Aos humildes, Deus revela Seus segredos”. Deus atrai para Si os quebrantados de coração. Os humildes, quando afrontados, ficam em paz, porque eles se apoiam no Pai e não no mundo.

Ouço de vez em quando alguém dizer que cresceu, que evoluiu, que alcançou progresso. Mas estou seguro que não posso julgar que cresci, que progredi, que avancei, se não me considero inferior a todos.

No amor do Senhor Jesus.

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)