João Batista era a reencarnação de Elias?
Algumas pessoas questionam se João Batista era a reencarnação de Elias. Essa pergunta surge em função de uma declaração feita por Jesus acerca de João Batista:
“E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir” (Mateus 11:14).
O próprio João Batista foi confundido por alguns judeus com Elias. No entanto, quando arguido, o próprio profeta respondeu sobre isso. Vejamos:
“Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (João 1:19-23).
Quando perguntado se era uma o próprio Elias, João disse que não era.
João não mentiu. Tampouco estava louco. Se João afirmou que não era Elias, por que Jesus declarou que ele era?
Precisamos lembrar que Jesus estava se referindo a uma profecia de Malaquias, o qual afirmou que antes do Dia do Senhor, Elias seria enviado.
“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Malaquias 4:5-6).
Esta profecia era bem conhecida do povo judeu. Por isso também, alegavam que Jesus não poderia ser o Cristo, porque Elias não havia sido enviado. Sobre isso, Jesus revela que este ministério profético (de Elias), virá (futuro), mas que também ele já veio (passado).
“Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista” (Mateus 17:10-13) .
Os discípulos de Jesus não confundiram Elias com João Batista, mas entenderam que a profecia se referia a respeito de João.
Um texto esclarecedor sobre esse tema é Lucas 1:17. Ali vemos que, quando o anjo anunciou a Zacarias o nascimento do seu filho João, deixou claro que ele viria na unção de Elias.
“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lucas 1:17).
Esta revelação deixa claro que João e Elias são duas pessoas distintas e que João era considerado o Elias do seu tempo porque veio no espírito e poder de Elias, ou seja, na mesma essência e unção para realizar o seu ministério.
A expressão “no espírito e poder de Elias” não significa que João Batista era a reencarnação de Elias. Quem conhece a Bíblia e a linguagem que ela usa, certamente lembrará que, antes de Elias se arrebatado, seu discípulo Eliseu pedi para receber porção dobrada do espírito de Elias (II Reis 2:9). E depois do arrebatamento, é dito que: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu” (II Reis 2:15). E sabemos que Eliseu não era uma reencarnação de Elias, mas sim que recebeu a unção que estava sobre o profeta.
Precisamos também considerar que, se Jesus estivesse falando de reencarnação, então João Batista seria um espírito evoluído de Elias. Logo, não teria como se explicar um outro texto usado pelos que acreditam na reencarnação: A presença de Elias na transfiguração de Jesus. Vou usar o Evangelho de Lucas, pois ele, apesar de ser um médico, relatou a história de de Jesus e da igreja (Atos dos apóstolos) numa exposição em ordem no documento enviado para o seu amigo Teófilo.
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído” (Lucas 1:1-4)
Trata-se de uma narração coordenada dos fatos. Uma exposição em ordem. Sendo assim, vejamos:
“Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava e ficou perplexo, porque alguns diziam: João ressuscitou dentre os mortos; outros: Elias apareceu; e outros: Ressurgiu um dos antigos profetas. Herodes, porém, disse: Eu mandei decapitar a João; quem é, pois, este a respeito do qual tenho ouvido tais coisas? E se esforçava por vê-lo” (Lucas 9:7-9).
Ou seja, na transfiguração de Jesus, João já havia sido assassinado por Herodes. Por que então aparece Elias e não João
“Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém” (Lucas 9:28-31).
Por fim, a Escritura afirma que Elias foi arrebatado, assim como Enoque. Logo, ele não morreu e, por consequência, não desencarnou. Portanto, como ele poderia reencarnar?
Sendo assim, Elias é uma pessoa e João Batista é outra. Do contrário, sendo João uma evolução espiritual de Elias, quem deveria aparecer no monte da transfiguração seria ele e não Elias.
Em Cristo,
Sérgio Franco
- Presença e descanso - 24 de maio de 2023
- Obedecer é melhor do que oferecer sacrifícios - 15 de maio de 2023
- Guarde a Fé! - 11 de maio de 2023