Reflexões

Sou um contador de histórias

Conversando com um amigo sobre criação de filhos ele me disse com certa perplexidade que descobriu que seus filhos adolescentes não conheciam suas histórias, suas experiências com o Deus Vivo. Enquanto o ouvia, pensava em como Deus me abençoou desde o princípio da minha caminhada me ensinando a importância de contar as histórias… As minhas e as dos meus irmãos. Meus filhos com certeza ouviram muitas histórias à mesa. Arrisco-me a dizer que não apenas meus filhos, mas todos os meus ouvintes, mesmo aqueles que não me conhecem pessoalmente já ouviram de mim alguma história e até já descobriram que sou um contador de histórias. Outro dia um amado pastor me chamou de “contador de histórias”.

A Bíblia é o livro com muitas histórias. Antes de experimentar o novo nascimento, as Escrituras estavam seladas para mim. Eu sempre gostei de ler histórias e quando lia a Bíblia não entendia nada e achava as histórias sem começo e sem fim. Finalmente, desisti de ler as Escrituras até que o Senhor me alcançou com a Sua maravilhosa graça, me concedeu o Seu Espírito e me abriu as Suas sagradas letras.

Ouso dizer que as Escrituras são aplicações das verdades, dos mandamentos, das promessas e profecias do Senhor nas vidas das pessoas. Acredito que ao ler a Bíblia com as histórias de personagens de verdade eu sou convidado pelo Próprio Senhor: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28 (RA)

A Palavra de Deus se torna um convite quando ela se aplica a vida de seres humanos como nós, por isso as histórias são tão importantes. Elas geram tanto temor quanto fé. O que são os testemunhos, senão histórias? Eu sei que posso pregar uma verdade do Senhor e esperar de todo o coração que o Espírito Santo convença o homem do seu pecado, pois eu creio nisso, mas também acredito que posso falar da aplicação das verdades, mandamentos e promessas (recompensas) do Senhor na minha vida ou na vida de alguém, mesmo de um personagem das Escrituras e esperar que o mesmo Espírito Santo agirá no meu ouvinte gerando fé, amor, esperança e confiança ou temor, prudência e sabedoria.

Acredito que as histórias nos motivam de forma sobrenatural a encarar a corrida que nos está proposta. O capítulo 12 de Hebreus é inspirado pela grande nuvem de testemunhas do capítulo 11. Mesmo o escritor afirmando que esta corrida se vence olhando para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, ele também disse que havia uma galeria de heróis da fé (cap 11) que venceram esperando pelo Senhor. Eu sei que Jesus é o meu Único Modelo, a minha única inspiração, que Nele estão todas as minhas fontes, e é justo por isso, que ao vê-Lo na vida de pessoas comuns, me enche de fé e esperança. Acredito que por esta razão Paulo disse: “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo”. Quando eu ouço e vejo o que Deus está fazendo na vida de um homem sou desafiado a experimentar também do Senhor, pois sei que Ele não faz acepção de pessoas.

“Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o SENHOR dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno” (Deuteronômio 10:17).

“Quanto menos àquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre;porque todos são obra de suas mãos” (Jó 34:19)

“Porque para com Deus não há acepção de pessoas” (Romanos 2:11).

“E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas” (Efésios 6:9).

“Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (1 Pedro 1:17).

Foi quando eu vi e ouvi o que o Deus estava fazendo na vida de um amigo (Raimundo Roberval de Brito – dorme no Senhor) que me abri para ouvir a a mensagem salvadora do Evangelho.

Eu sou um contador de histórias, mas não gosto de contar qualquer história. Prefiro aquelas em que pessoas como eu e você experimentaram do Senhor e viram o quanto o Senhor é Bom!

“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Salmos 34:8)

Tenham todos uma semana cheia de histórias com Ele.

Em Cristo,

Sérgio Franco ><>

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)