Reflexões

A importância do sonho

O sonho de Deus dirige o que somos e o que fazemos. Estamos de fato sonhando?

Certa vez eu estava no aeroporto de Vitória-ES, com um casal de amigos quando fui arguido sobre os meus sonhos. Enquanto aguardava o embarque, a minha irmãzinha falava sobre os seus sonhos em conhecer várias cidades do mundo e me perguntou sobre qual cidade eu sonhava em conhecer. Num primeiro momento não tive resposta. Quando ela percebeu o meu silêncio, respondeu em meu lugar: “Franco, você é um homem muito viajado e já não sonha mais em conhecer nenhum lugar”. Confesso que embarquei naquele vôo, meio intrigado e perguntando a Deus se eu era destituído de sonhos. Enquanto pensava que não sonhava mais, ainda que os velhos é que sonharão sonhos, creio que o Senhor me respondeu assim: “A maioria dos sonhos dos homens, são apenas desejos. Você só precisa do meu sonho!”

Sonho é diferente de desejo. Desejos são vontades pessoais, desejos temporais, “caprichos” provisórios. Sonho é aquilo que norteia nossas vidas, é o alimento que genuinamente nos alimenta em meio a situações difíceis, é um propósito que nos faz querer viver e não desistir. Você entende o que significa dizer: “Eu tenho um sonho”?

Existe uma pergunta que normalmente é feita nos momentos mais críticos de nossas vidas: “Por que, Senhor?” Os questionamentos, as dúvidas aparecem quando se enfrenta situações de aflições, desertos e tribulações. Entretanto, a pergunta mais correta seria: “Para quê, Senhor?”. Pois entender o propósito de Deus é a melhor ajuda na hora da angústia. Muitos passam pelas tribulações esperando um refrigério, um milagre de Deus, uma porta aberta, uma “luz no fim do túnel”. Mas, o que mais pode fortalecer alguém nessas horas é ter um sonho verdadeiro.

José foi alguém que verdadeiramente teve um sonho. Em sua juventude ele foi vendido pelos seus irmãos como escravo para o Egito, viveu em fidelidade durante todo o tempo que lá esteve e, por causa dessa fidelidade, ficou preso por vários anos. Como será que ele enxergava tudo isso? O que se passava em sua mente e coração? Como é que ele se sustentou durante todo aquele período?

“Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real” (Atos 7:9,10).

Uma das perguntas que mais me inquietou quanto li este texto foi: “Como é que Deus podia estar com alguém que havia sido vendido pelos seus irmãos e feito escravo? Onde estava Deus naquela hora? Por que Ele permitiu ou não impediu tudo aquilo? Por que demorou tantos anos para livrá-lo daquelas aflições?” Interessante ler que o Senhor não somente livrou a José, como também lhe concedeu graça aos olhos de Faraó. Parece que não condiz o fato da presença de Deus estar com alguém que está vivendo uma tragédia. Mas, o fato de Deus permitir e até usar uma situação ruim e difícil não significa que Ele aprova aquilo. O próprio José reconheceu isso mais à frente:

“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gênesis 50:20).

O Senhor não planeja ou deseja o mal para ninguém, mas quando isso ocorre, se mantivermos nosso foco Nele, descobriremos que Ele é poderoso para transformar maldições em bênçãos. O fato é que tudo que sucedeu a José fazia parte do plano de Deus para ele.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28).

A grande questão da vida é compreendermos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, ou seja, o amar a Deus é que faz com que as aflições acabem contribuindo para o bem. É comum as pessoas dizerem que são amadas por Deus, mas, quantos realmente amam a Deus? E também, as coisas cooperam para o bem “daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”. Deus prova a nossa fé mas também prova o nosso amor, a nossa fidelidade, o nosso caráter, o nosso coração, etc.

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).

O Senhor tem um plano, um destino, um sonho para cada um dos Seus filhos. Qual é o sonho que Deus plantou dentro de nós? “Ser conforme a imagem de Jesus!” Imagem significa caráter, semelhança, modelo, forma. Este é o sonho que deveria encher diariamente nossos corações. Como podemos ser ou alcançar algo se não temos um sonho, um modelo a seguir? Como podemos corrigir ou orientar alguém que não tem um sonho, um alvo, um caminho? Entretanto, é bem mais fácil corrigir e ser corrigido quando se entende que o alvo é ser igual a Jesus. Quem não tem este sonho não consegue e não aceita a possibilidade de ser transformado.

A igreja tem um sonho, um padrão a ser alcançado: Jesus Cristo! Se esse sonho for real, ele fortalecerá e consolará na hora da angústia. Quem ainda vive questionando e perguntando o “por quê” das coisas ainda não discerniu este sonho, não entendeu que Deus está forjando seu caráter, trabalhando para levá-lo a ser à imagem e semelhança de Jesus. A falta deste entendimento traz angústia e sofrimento ao coração. Entender este propósito é ter um sonho, é entender o “para que” das coisas, é entender a necessidade das aflições para transformar a vida.

Quando enxergamos as coisas na ótica de Deus, o sonho que Ele nos deu, então temos graça para viver, ser consolado, suportar lutas, ser transformado. Considere que Deus plantou este sonho em seu coração. Este é o cerne do Evangelho: Deus nos salvou para nos transformar, Ele tem um propósito na nossa salvação e, por isso, todas as coisas cooperam para o nosso bem! Ele é capaz de pegar qualquer coisa, boa ou má e fazer aquilo cooperar para o nosso bem.

Quando entendemos esse propósito aproveitamos todas as coisas que Deus nos proporciona – a comunhão da igreja, os relacionamentos, as bênçãos, as respostas das orações – como também somos capazes de suportar o fogo das pressões, a angústia, a dor. Muitas vezes o faremos gemendo, mas quando olhamos para o sonho, para o propósito, nos reanimamos, ganhamos fôlego – a esperança retorna.

Por que Deus deseja que nos pareçamos com Jesus? Paulo diz: “…a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Deus só tem uma família e um só primogênito (Jesus) e não representamos bem esta família enquanto “nos parecermos conosco mesmos”. Ele deseja uma família com muitos filhos, mas que sejam semelhantes a Jesus, com o mesmo caráter dEle. Esse caráter em nós produz qualidade (santidade) que gera unidade e quantidade, e onde há esse caráter não existe divisão. Onde há este caráter, há frutificação.

Neste sonho, nesta obra do Senhor em nos transformar à imagem de Cristo, o “fogo” do sofrimento faz parte. Não dá para ser moldado sem sofrer. Somos provados diariamente em coisas grandes e coisas pequenas da vida e, muitas vezes, não entendemos os motivos de tais provações. Mas o problema não é o sofrimento – o problema somos nós. Deus quer que cada um de nós se pareça com Jesus. Mas estamos dispostos a permitir que Ele opere as mudanças internas que são necessárias para isso? O Senhor quer tratar com coisas que estão dentro de nós e que só Ele conhece.

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão” (Salmos 139:1-5).

Deus nos sonda, nos conhece e quer nos purificar. Para isso Ele nos prova, nos quebranta para que tudo que não Lhe pertença saia de dentro de nós.

Você crê que este é o sonho de Deus para sua vida? Você quer que este sonhe se realize? Está disposto(a) a permitir isto? Não desista e não questione na hora da sua tribulação, mas deixe o Senhor completar a obra que Ele começou. Abra seu coração e lábios em louvor, dê graças ao Senhor por tudo que está vivendo, pois isto irá glorificar o Nome dEle e realizar o Seu sonho em sua vida! Amém!

No amor do Senhor Jesus,
Sérgio Franco

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)