Reflexões

Você é um incapaz! E isso é bom.

Quando o assunto é capacidade nós podemos cair em dois extremos muito interessantes e perigosos. Sabemos que a nossa capacidade vem de Deus. Jesus disse que sem Ele nada podemos fazer. Tiago afirmou que toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, lá de cima, do Papai, e Paulo também esclareceu que “Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade”. O apóstolo ainda registrou: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, A NOSSA SUFICIÊNCIA VEM DE DEUS” (2 Coríntios 3:4, 5).

Considerando estas verdades, devemos observar os seguintes perigos: pensar que a capacidade provém de nós mesmos e por conta disso fazermos a obra sem oração e independentes do Senhor é orgulho e soberba e por isso caímos. Por outro lado, não querer fazer a obra de Deus alegando que somos incapazes, também é orgulho e medo do fracasso, pois o poder não provém de nós, é Ele quem nos capacita. Se Deus nos chamou, certamente nos dará toda a condição para realizar o serviço (ministério).

Muita gente se esconde atrás da “incapacidade” achando que isso, inclusive, é espiritual. Se considerarmos que o poder para realizar vem do Pai, que o Espírito Santo habita em nós e nos unge para a obra, não servir por incapacidade é covardia e não humildade. Devemos sempre nos lembrar que o medo do fracasso é alimentado pelo orgulho. A soberba não considera a possibilidade de sofrer uma vaia ou mesmo uma crítica.

Quando o Senhor lhe chamar, não olhe para si mesmo, creia que o Nosso Deus é poderoso para nos adestrar para toda e qualquer batalha. Levante-se e lute!

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti” (Isaías 60:1)

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)