Ensino

Sem plano B

Quando foi que Deus decidiu criar a Igreja? Será que esse intento surgiu no Novo Testamento, com a descida do Espírito Santo? E por que Ele criou a Igreja? A resposta para essas perguntas começa a surgir quando compreendemos que a Igreja é a comunidade daqueles que, por meio de Cristo, se tornaram filhos de Deus. Portanto, a Igreja é família. É por isso que Paulo nos diz que já não somos estrangeiros e forasteiros mas somos membros da família de Deus (Ef. 2:19).

Sendo a Igreja a família de Deus, vemos que Ela já estava no coração do Pai desde a criação do homem, pois este foi criado contendo a imagem e semelhança de Deus e recebeu a ordem de multiplicar e encher a terra. Logo, Deus já estava colocando em prática seu propósito de ter uma família, que refletisse Seu caráter e que O glorificasse na terra. A queda do homem não fez com que Deus mudasse o seu propósito. Ele ainda assim quis formar uma família.

Ao chamar Abraão e separar Israel, Deus não fez desses acontecimentos a realização de Seu Propósito eterno. Antes, o Senhor queria tão somente que Israel fosse um meio, um instrumento, para que Seu propósito se realizasse. Como Deus disse a Abraão: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn. 12:3). O Senhor não tem plano B, porque seus planos não podem ser frustrados (Jó 42:2). Portanto, através de Jesus, um descendente de Abraão, o propósito de Deus toma forma. Quando Jesus disse “edificarei a minha Igreja”, Ele não estava apresentando um “novo empreendimento do Pai”, mas estava revelando um nome novo para um projeto muito antigo: a família de Deus. Por meio de Jesus o homem pode se tornar filho de Deus (Jo. 1:12), formando assim a família do Pai, a Igreja.

O Senhor permanece firme em Seu propósito. Ele segue edificando sua Igreja, separando para si um povo santo, zeloso de boas obras (Tt. 2:14). Ele ama Sua igreja e vela por Ela, por sua saúde, pureza e santidade. E nós temos a responsabilidade de sermos cooperadores com Deus nessa obra (II Co. 6:1).

O Pai iniciou essa obra desde a fundação do mundo, e com toda certeza Ele concluirá o que planejou. Ele terminará a obra que iniciou em nós (Fp. 1:6).  Diante disso tudo, devemos nos examinar se estamos correspondendo ou não a esse propósito, se estamos sendo só consumidores de tudo de bom que há na Igreja, ou se somos construtores dessa obra. Cada um de nós precisa ser diligente consigo mesmo e também com seus irmãos, velando pela santidade. E no último dia, o Senhor requererá essa postura de nós. Deus é Deus, o que Ele planejou se cumprirá, e Sua igreja se manifestará trazendo a Glória do Senhor ao mundo.

Onde você quer estar?

Em Cristo,

@Cristiano_brum e Equipe @ConexaoEclesia

Soli DeoGloria

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)