Ensino

E quando os recursos se esgotam…

Para qualquer cristão é no mínimo estranho, para não dizer insensato ou equivocado, orar a Deus pedindo: “Senhor, me faça rico!”. Quem faz uma oração dessas talvez esteja ignorando que Jesus nos ensina a orar pedindo ao Pai apenas o pão necessário para cada dia (Mt. 6:11) e faz sérias advertências aos ricos (Lc. 18: 25).

Contudo, também pode parece estranho (ainda que em menor grau) que alguém ore: “Senhor, não me faça rico!”, pois afinal, Deus, em sua soberania, pode distribuir riquezas e honra (I Cr. 29:12; Ec. 6:2), e Paulo apresenta mandamentos específicos aos ricos tementes a Deus, como o de serem em tudo generosos (I Tm. 6:18). Sendo assim, o que faz alguém orar como Agur, que pediu a Deus: “não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume” (Pv. 30:8).

É necessário observar que Agur segue sua oração explicando a razão de seu pedido: “Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão” (Pv. 30:9). É muito interessante conhecer os motivos que levaram a Agur a pedir: “Senhor, não me faça rico!”. Não há pecado algum em ser rico, mas Agur conhecia sua própria debilidade: a de buscar a Deus apenas quando todos os recursos se esgotam. Ele sabia que, enquanto as tivesse, seu coração confiaria nas riquezas, e não no Senhor.

Aliás, essa é uma chaga comum aos corações de todos os homens: a de lembrar-se de Deus apenas quanto todos os recursos para a solução dos problemas se esgotam. Confiamos com mais facilidade nas riquezas (Sl. 52:7), nos príncipes (Sl. 118:9), nos médicos (IiI Cr. 16:12) e na nossa própria força (Jr. 17:5)  do que em Deus. É é por isso que Deus, em muitas ocasiões, nos conduz ao esgotamento dos recursos, à falência dos métodos humanos, ao deserto, para que aprendamos o quanto precisamos dEle (Dt. 8:3).

Na verdade, Ele não é o último recurso para a solução dos problemas, mas é TUDO o que precisamos em toda em qualquer circunstância. Por isso, mais do que buscá-lo para a solução de problemas, temos que sempre buscar Sua vontade, para que caminhemos nela. Como nos ensinou Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt. 6:33).

Portanto, abrace de todo coração a vontade de Deus para a sua vida.

Em Cristo,

Anderson Paz

Fonte: Pensando a Vida

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)