Reflexões

Pra quem quer ficar rico

Pode não parecer, mas quem quer quer ficar rico está correndo sérios riscos.
Quem  faz do dinheiro seu alvo na vida, está vulnerável, pode cair em diversas ciladas e sofrer muitas dores.
Por isso, assista o vídeo abaixo e confira esses riscos.

Há poucos dias conheci um senhor com quem tive uma conversa muito interessante. Esse homem teve uma experiência religiosa em um grupo evangélico adepto da Teologia da Prosperidade, e admitiu que foi atraído a esse grupo pela promessa de ficar rico. Foi ensinado que ficaria rico por seguir Jesus, e por isso caiu dentro dessa visão religiosa. Começou a se desfazer de bens com o objetivo de ter uma recompensa financeira maior. E chegou até mesmo a fazer coisas absurdas.

Em uma das histórias que me contou, ele estava participando de uma campanha de oração em que recebeu uma varinha e, tudo o que ele tocasse com a varinha durante o período da campanha, Deus daria para ele. Então, entrou numa concessionária, e com aquela varinha tocou em um carro. Ao final da campanha, a varinha (que foi comprada, pois tinha que pagar um preço para recebê-la) teve que ser entregue para ser queimada. E, obviamene, ele não conseguiu nada do que havia tocado com a varinha.

O que fez esse homem sair daquele grupo religioso foi um momento em que o pastor colocou um gazofilácio e uma lixeira diante da congregação e falou que as ofertas menores tinham que ir para a lixeira, enquanto que as ofertas maiores deveriam ir para o gazofilácio. Acho que esse pastor esqueceu da história da viúva pobre. Mas, o que deixou aquele senhor escandalizado foi que, ao final daquela reunião, até as ofertinhas da lixeira o pastor recolheu. E isso o deixou decepcionado. Hoje ele não congrega em lugar nenhum, em grupo religioso nenhum, mas é uma epssoa interessada no Evangelho.

A conversa com esse senhor  foi interessante porque ele admitiu o motivo que o fez cair nessa armadilha: o querer ficar rico. As pessoas não caem nesse tipo de cilada porque são burras ou ignorantes. A Bíblia fala que quem quer ficar rico está vulnerável a cair em diversos tipos de problemas. Não só a armadilha do falso ensino, da heresia, dos falsos profetas. Essa é uma das armadilhas que a pessoa que ama o dinheiro está sujeita a cair, mas não é a única.

Mas há outras armadilhas também.

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição” (I Timóteo 6:9).

Portanto, quem quer ficar rico, quem faz do dinheiro seu propósito de vida, está sujeito a cair em tentação, a ser traspassado por muitas dores e também está vulnerável a ciladas. Por exemplo: a cilada dos falsos profetas, a cilada do jogo, a cilada do dinheiro fácil etc.

Conheço gente que, por querer ficar rico, se enveredou pelo caminho do jogo.

Alguns caíram em certos esquemas como a pirâmide financeira ou promessas de ganhar dinheiro fácil. A ambição das riquezas os colocou em uma situação frágil.

Existem também outras tentações que essa pessoa pode cair, como a de negligenciar as coisas mais importantes da vida em função do dinheiro. Negligenciar o relacionamento com Deus, que é a prioridade da nossa vida. Nós só temos um a prioridade, que é a nossa vida com Deus. O querer ficar rico pode te fazer cair na armadilha de se afastar de Deus. Pelo dinheiro, você pode negligenciar a sua família, que é umas das coisas mais importantes que Deus colocou em sua vida.

Deus é nossa prioridade, e a partir Dele as coisas começam a entrar em ordem na nossa vida. O amor do dinheiro, o querer ficar rico, te afasta das coisas que Deus tem pra você.\

Então, não faça do dinheiro o propósito da sua vida. Isso vai te deixar vulnerável, vai te deixar frágil a todo tipo de cilada e de colocar  numa situação de risco. Temos que tomar cuidado pois o diabo, o nosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.

Guarde isso no seu coração. Precisamos  realmente focar nossa vida em Deus, buscar Seu reino em primeiro lugar, e o que é necessário para nossas vidas será acrescentado.