Ensino

Deus está no controle

Às vezes vemos a correção como um aspecto negativo, mas disciplinar e corrigir é colocar de volta no caminho, no rumo, é ensinar (Hebreus 12:7-11). Se somos filhos, Deus nos corrige, nos ensina, nos disciplina para nos trazer de volta aos Seus caminhos. A mão que trata conosco é a mão do Pai.

Mateus 10:29-31: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.”

Somos valiosos e importantes para o nosso Pai Celestial e nada nos acontecerá sem que esteja debaixo da vontade e permissão d’Ele.

Jó 1:8-12: “E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.”

O Senhor permitiu que Satanás tocasse em todos os aspectos naturais da vida de Jó, mas proibiu-lhe de tocar em sua alma. Ele determinou limites ao diabo, cercando e protegendo a alma de Jó. O Senhor sempre zelou e protegeu o Seu povo, pois este tem um valor ilimitado para Ele (Isaías 13:12, 43:4, Salmos 17:8). Nosso grande problema é não acreditar ou reconhecer o grande valor que temos para Deus.

Quando o Senhor tirou o povo de Israel do Egito, Ele precisou levar Faraó ao extremo da dureza de coração, inclusive matando em um só dia todos os primogênitos do Egito e preservando os de Israel, apenas para mostrar a Israel o valor que eles tinham aos olhos do Senhor. Assim, não precisamos temer, pois somos muitíssimo preciosos para Deus.

Quanto vale a Igreja do Senhor? Vale o sangue do único filho de Deus (1 Pedro 1:18,19). Se somos tão importantes para Deus, será que Ele nos deixaria entregues à própria sorte, como brinquedos nas mãos do diabo? Será que Ele estava dormindo quando um determinado problema entrou em nossas vidas? O Senhor não dorme. Deus está no controle e atento a todo instante sobre nós (Salmos 121:4). Nada nos acontece por acaso ou sem o Seu conhecimento e permissão – Ele está no controle absoluto de todas as situações!

Deuteronômio 8:15,16: “Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira; Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem.”

Ele permite situações que nos humilham e nos provam, mas, ao final, é para nos fazer o bem. Se passarmos pelo deserto sem enxergar ao Senhor e sem acreditar que Ele está presente isso só trará murmuração e, não, louvor.

Não podemos nos esquecer: Deus está no controle!

Sérgio Franco ><>

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)