Reflexões

Enigmas da humildade

Em 2008, quando passei por uma disciplina, meu coração foi revelado como soberbo, nem um pouco humilde. Ao mesmo tempo Deus me mostrava o quanto eu não tinha minha identidade definida. Assim, vendo vários textos das Escrituras que me confrontavam, aprendi o que chamo de: Os Enigmas da Humildade.

Humildade definitivamente não é andar com cara de coitado ou ser pobre e muito menos ser bobo. Humildade tem a ver com a convicção da sua identidade. Ser humilde é saber quem de fato você é. Sempre que alguém se acha além ou aquém do que realmente é, está sendo soberbo.

Esses enigmas são:

Enigma 01 – Pra sermos humildes, devemos ter convicção de quem somos. Aprendemos isso com Jesus. Ele, plenamente consciente de quem era, pôde afirmar: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt. 11:29). Jesus não foi de forma alguma soberbo ao dizer isso, afinal “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca” (I Pe. 22:22). Contudo, o que podemos falar de nós mesmos? “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (I Jo. 1:8). Além disso, podemos nos enganar na auto-avaliação (Jr. 17:9). Por isso, saber quem nós somos é crer naquilo que Deus diz acerca de nós: somos fracos, pecadores, mas também amados por Deus, Seus filhos, e Dele recebemos o poder para vencer o pecado: o Espírito Santo.

Enigma 02 – Pra sermos humildes, devemos ter convicção de quem não somos. Quando perguntaram a João Batista quem ele era a fim de vê-lo declarando se era o Cristo, ele confessou e não negou: Não sou o Messias (João 1.20). Fico pensando se não seria tentador a João se declarar o Cristo, afinal, seria o título mais cobiçado em Israel naqueles tempos, porém, mesmo rodeado de tantos discípulos, João sabia exatamente quem era e quem não era. Nós precisamos ter a coragem de assumir quem não somos. Não podemos mostrar para os outros uma imagem falsa sobre nós. Por isso devemos confessar nossos pecados uns aos outros (Tg. 5:16), andando sempre na luz (I Jo. 1:7-9), em plena e total transparência e honestidade.

Enigma 03 – Pra sermos humildes, devemos ter convicção de quem já fomos. Olhar pra trás e ver quem éramos é essencial pra nos gerar temor, arrependimento, gratidão a Deus e, é claro, humildade. Como Jó que declarou:“Eu te conhecia só de ouvir. Mas agora meus olhos te vêem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.5-6).

Enigma 04 – Pra sermos humildes, devemos ter convicção de quem Deus quer que sejamos. É só a gente ver o exemplo de Davi, ainda jovem foi ungido Rei, mas só assumiu esse papel muitos anos depois. Sempre convicto do que Deus esperava dele, sem duvidar do que Deus disse e sem fazer nada na sua própria força a fim de conquistar a honra que Deus lhe concedeu. No nosso caso, sabemos claramente o alvo de Deus para nós: nos fazer semelhantes a Jesus (Rm. 8:28, 29). Ser humilde é saber que temos esse alvo, e a cada dia avançar em alcançá-lo.

Então, meus queridos, que esses e outros exemplos nos façam refletir em quem somos, quem não somos, quem já fomos e quem Deus espera que sejamos. Que tenhamos plena clareza de cada um desses enigmas, e por fim pareçamos com o nosso maior exemplo, Jesus, que de fato é manso e humilde de coração.

Beijos santos em todos os corações.

André Debs
Twitter: @andredebs

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.