Reflexões

Não é mais uma canção de amor

Aproveitando o recente vídeo de Jamê Nobre sobre adoração, falarei sobre louvor. Acredito que a palavra louvor seja, por muitas vezes, entendida equivocadamente. Muitos interpretam essa palavra como um sinônimo de música para Deus. Porém, a Palavra de Deus não atribui necessariamente esse significado a louvor. Para ilustrar esse ponto de vista, seguem algumas versões “alternativas” de alguns versículos que usam esse raciocínio equivocado.

E se ao invés de lermos na Bíblia: “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, aquele a quem o Senhor louva” (2 Coríntios 10:18). Encontrássemos algo como: Porque não é aprovado quem a si mesmo canta músicas, mas, sim aquele a quem o Senhor canta músicas. Ou ainda se entendêssemos a famosa passagem: “Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” (Mateus 21:16) Como algo mais ou menos assim: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste a perfeita música para Deus.

Alguns talvez simpatizassem com a subversão dos versículos, mas isto seria uma distorção grosseira da mensagem de Jesus.

Imagine o problema se trocássemos o famoso provérbio: “Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada” (Pv. 31:30). Por algo como: Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa receberá uma linda canção de amor.

O versículo soaria mais romântico, mas acredito que apenas uma canção de amor neste caso seria muito pouco. Louvor é muito mais profundo que uma canção de amor, pois esta pode vir apenas dos lábios, mas aquele tem que vir do coração. Eis o problema de substituir qualquer palavra da Bíblia. Qualquer substituição pode não somente distorcer, mas diminuir o valor de algo tão sublime e precioso. A Palavra do Senhor nos faz uma convocação, em Hebreus 13.15: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.”

Entendo que o sinônimo mais adequado para a palavra louvor seria a palavra reconhecimento. Gosto muito dessa palavra porque me parece atribuir grandeza a Deus sem necessariamente fazer você imaginar que alguém tenha que tocar um violão ou um piano. E ao mesmo tempo, ela nos remete ao desafio de reconhecer Jesus em todos os momentos das nossas vidas Seja na tristeza, na tribulação, no deserto, na alegria, na decepção: que em todas as situações haja em nós essa atitude interior de contemplar a Jesus, inclusive quando estivermos oferecendo músicas para Ele.

No amor de Jesus

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.