Não se defenda
As vezes confundimos “defender o evangelho” com “defender a nós mesmos”. Embora Paulo tenha se defendido em várias ocasiões de sua vida, em seus últimos dias disse aos Filipenses: “Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;” Fil 1:7 e 16. Paulo afirmou que o seu principal encargo era DEFENDER O EVANGELHO.
Estou ciente de que este exercício de não se defender é extremamente difícil, principalmente quando acreditamos que estamos sendo acusados injustamente.
Recentemente alguém me perguntou: “você não vai se defender?” Eu já havia feito esta pergunta a mim mesmo e precisei responder. Defender o evangelho sim, mas a mim mesmo, NÃO. O que me veio a mente foi um dos ensinos mais desafiantes e edificantes que recebi, assinado por A. W. Tozer. Leia e confira:
____________________________________
“Todos nós nascemos com o desejo de defender-nos. E, caso insista em defender a si mesmo, Deus permitirá que você o faça. Porém, se você entregar sua defesa a Deus, então, Ele o defenderá. Ele disse a Moisés certa vez: ‘Serei inimigo dos teus inimigos e adversários dos teus adversários’ (Êx 23.22).
Muito tempo atrás, o Senhor e eu chegamos juntos ao capítulo 23 do livro de Êxodo, e Ele me mostrou essa passagem. Já faz trinta anos que ela tem sido uma fonte de bênçãos indizíveis para mim. Não tenho de lutar. O Senhor é Quem luta por mim. E Ele certamente fará o mesmo por você. Ele será o Inimigo dos seus inimigos e Adversário de seus adversários, e você nunca mais precisará defender a si mesmo.
O que defendemos? Bem, defendemos nosso serviço e, particularmente, defendemos nossa reputação. Sua reputação é o que os outros pensam que você é, e se surgir alguma história sobre você, a grande tentação é tentarmos correr para acabar com ela. Mas, como você bem sabe, tentar chegar até a fonte de uma história assim é uma tarefa inútil. Absolutamente inútil! É como tentar achar o passarinho, depois de ter encontrado uma pena no gramado. Não poderá fazer isso. Porém, se se voltar completamente ao Senhor, Ele o defenderá completamente e providenciará para que ninguém lhe cause dano. ‘Toda arma forjada contra ti, não prosperará”, diz o Senhor, “toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás’ (Is 54.17).
Henry Suso foi um grande crente em dias passados. Um dia, ele estava buscando o que alguns crentes têm-me dito que também estão buscando: conhecer melhor a Deus. Vamos colocar isso nestes termos: você está procurando ter um despertamento religioso no íntimo de seu espírito que o leve para as coisas profundas de Deus. Bem, quando Henry Suso estava buscando a Deus, pessoas começaram a contar histórias más sobre ele, e isso o entristeceu tanto que ele chorou lágrimas amargas e sentiu grande mágoa no coração.
Então, um dia, ele estava olhando pela janela e viu um cão brincando no terraço. O animal tinha um trapo que jogava por cima de si, e tornava a alcançá-lo apanhando-o com os dentes, e corria e jogava, e corria e jogava muitas vezes. Então, Deus disse a Henry Suso: “Aquele trapo é sua reputação, e estou deixando que os cães do pecado rasguem sua reputação em pedaços e a lancem por terra para seu próprio bem. Um dia desses, as coisas mudarão”.
E as coisas mudaram. Não demorou muito tempo até que os indivíduos que estavam atacando a reputação de Suso ficassem confundidos, e ele foi elevado a um lugar que o transformou num poder em seus dias e numa grande bênção até hoje para aqueles que cantam seus hinos e lêem suas obras”. [*]
_______________________________
Antes de terminar, gostaria de dizer que não precisamos nem que os outros nos defendam. Leia o que Paulo disse na sua segunda carta ao seu filho Timóteo: “Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão” (2 Tm 4:16-17).
Não se defenda!
Tenham todos uma boa semana!
No amor do Senhor Jesus,
Sérgio Franco ><>
Twitter: @francoamd7
https://www.facebook.com/sergio.franco.servolivre
[*] Artigo extraído do livreto “Cinco Votos Para Obter Poder Espiritual”, de A. W. Tozer, Editora dos Clássicos, julho de 2004.
- Poligamia na Bíblia e o casamento hoje - 25 de fevereiro de 2019
- Como eu posso perdoar? - 31 de agosto de 2017
- Assuma a sua responsabilidade! - 24 de agosto de 2017