Reflexões

4 leis que vão te encher de liberdade

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos… o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tiago 1:22,25).

Somos chamados a andar na lei da liberdade, que é perfeita, e a estar entre aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Porque quando somos praticantes da palavra, ela nos salva, nos livra da escravidão do pecado. O inimigo nos engana, nos fazendo crer que quando vivemos como queremos somos livres, e assim nos submete à servidão de viver na lei do pecado que é imperfeita e que faz com que não possamos alcançar a felicidade. Hoje quero apresentar quatro elemento dessa lei da liberdade que têm o poder de mudar sua vida se colocá-los em prática. Convido você a se animar a revolucionar seu ano. Essas leis se encontram em I Tessalonicenses 5:15-19 e profetizo sobre sua vida que são palavras de Deus para que neste ano você caminhe em liberdade.

1. Retribuir o mal com o bem

“Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos” (v. 15). Este desafio é enorme porque é contrário à maneira como vive o mundo. Na sociedade atual se alguém nos trata bem, nós o tratamos de igual modo. Mas se alguém te destrata, você o trata mal também. Se alguém grita com você, você grita com ele, se te insulta, você o insulta. Mas o Senhor, através do apóstolo Paulo nos ensina que temos que nos esforçar em fazer o bem, e não só entre nós mas também aos de fora. Amar até o inimigo. Se alguém te maldiz, o abençoe, ore por ele e você vai viver na lei da liberdade, que é perfeita, e vai ser feliz.

2. Estar sempre alegre

“Regozijai-vos sempre” (v. 16), é a outra lei que nos vai mudar a vida. Levantar-se com um sorriso, dando graças a Deus, se alegrando por tudo o que Ele nos concede. Paulo nos anima a estar sempre alegres, felizes. Sempre. Isso depende de nosso interior, não das circunstâncias. Não temos poder sobre as circunstâncias, mas sim sobre nosso coração. Nosso ano vai ser diferente se vivermos os 365 dias contentes. Isso vai mudar nossa vida!

3. Orar em todo momento

Outra das leis que nos vão trazer liberdade é “Orai sem cessar” (v. 17). Temos este maravilhoso privilégio de poder estar em permanente comunhão com Deus. Em nosso tempo a sós, mas também ao longo do dia, quando vamos ao trabalho, enquanto caminhamos ou tomamos o transporte coletivo, quando estamos dirigindo. Enquanto fazemos as tarefas de casa ou conversamos com outros, podemos levantar uma oração silenciosa e estar em permanente contato com o Senhor. Se fizermos isso como algo constante, vamos ver como o Senhor nos conduz ao longo de toda a jornada para que sejamos verdadeiramente livres.

4. Dar graças a Deus em toda situação

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (v.18). Dar graças quando as coisas estão bem é algo mais simples, mas ter que agradecer em qualquer situação vai contra a corrente. Dar graças em qualquer circunstâncias? Dar graças quando estou enfermo? Dar graças a Deus se fui despedido do trabalho? Dar graças a Deus quando enfrento diversos problemas? Sim, dar graças em toda circunstância, porque essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus! Essa atitude vai mudar nossa maneira de viver. Não há problema que possa nos vencer, porque por tudo vamos estar agradecidos, sabendo que Deus dispõe todas as coisas para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28). É a lei da liberdade. Seremos livres do pecado da queixa, de nos lamentar por nossos problemas e vamos viver na liberdade do Espírito.

E se fizermos todas essas coisas, o Espírito Santo não se apagará dentre de nós. “Não apaguem o Espírito” (v. 19). Eu quero viver meu ano perto do Espírito Santo, e te animo que você também tome esse desafio como próprio, não apaguemos o Espírito, vivemos na lei da liberdade: devolvamos bem por mal, estejamos sempre alegres, oremos em todo tempo e demos graças a Deus em toda situação.

Jorge Himitian
Texto originalmente publicado em espanhol na página do autor no Facebook

Convidado Conexão Eclésia
Siga
Últimos posts por Convidado Conexão Eclésia (exibir todos)