Reflexões

A cruz de ontem não serve pra hoje

Alcançamos maturidade na vida cristã à medida que nos tornamos mais parecidos com nosso Mestre e Senhor Jesus. E, se fosse possível montar uma equação do que é necessário para alcançar essa maturidade, com certeza seriam elementos fundamentais e indispensáveis a abnegação (negar a si mesmo), o tomar a cruz e seguir Jesus. Esses elementos, se retirados da equação, faria com que ela perdesse totalmente o sentido.

Tomar a cruz é a escolha deliberada de fazer a vontade de Deus mesmo que isso nos custe e nos faça sofre.

Há pessoas que, ao se converterem, decidiram tomar uma cruz que, para muitos, pode ser considerada pesada demais: abandonaram vícios que são difíceis de largar, se distanciaram de situações em que gostavam de estar, etc. Quem teve que deixar um vício sabe o quanto isso é difícil, mas ainda assim decidiu deixá-lo por amor do Senhor.

Entretanto, alguns que pagaram um alto preço em sua conversão, em certo momento da jornada cristã simplesmente param, estacionam. Parece que pensam que o preço pago no passado, tudo o que tiveram que renunciar, gerou uma espécie de crédito, um “saldo positivo”, pelo qual a pessoa poderia dar a si mesmo um desconto para não tomar cruz hoje. Mas a verdade é que a cruz que você carregou ontem não serve para hoje. Ela não gera um crédito que te isenta de sofrer por Jesus hoje. Jesus fala que nós devemos tomar a cruz cada dia. Não há dia em nossa vida cristã em que não temos que renovar essa decisão.

Muitos dos que pagaram um preço alto no início da conversão, não perseveram em tomar a cruz, até em coisas que podem ser consideradas extremamente pequenas. Por exemplo, ajudar a esposa nas tarefas de casa não desmerece o marido em nada. Vemos isso olhando para Jesus, que mesmo sendo Senhor sobre todas as coisas, ainda assim lavou os pés dos seus discípulos. Mas, para alguns homens, servir em casa pode ser considerado uma cruz que ele carrega contribuindo com a sua esposa. Porém, mesmo tendo renunciado muitas coisas e comportamentos no início da conversão, o homem não está disposto a tomar a cruz do serviço, que nem é tão pesada assim. Esse homem pensa que o que deixou lá atrás já foi o suficiente, e por isso dá um alívio para si mesmo.

Nossa obediência a Deus no passado não nos isenta de obedecê-lo hoje. Nossa fidelidade de ontem não nos dá a possibilidade de sermos infiéis hoje. Todos os dias temos que negar a nós mesmos e tomar cruz, seguindo nos passos no Senhor. Não podemos de forma alguma esquecer que outro elemento indispensável na “equação da maturidade” é a perseverança.

Precisamos perseverar, contando com a graça de Deus. É o poder do Espírito Santo que nos dá forças para continuar. É pelo Espírito que temos que aprender a mortificar os feitos do feitos do corpo, pois só assim viveremos (Romanos 8:13). Se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos os desejos da carne (Gálatas 5:16).

Eu gostaria de deixar para sua reflexão o texto de Tiago 1:2-4:

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

Em outras palavras, para que sejamos perfeitos (maduros), precisamos perseverar.

Portanto, se você carregou uma cruz difícil ontem, tem que decidir tomar a cruz hoje também. Não desanime, nem dê um desconto a si mesmo, porque você tem o Espírito Santo. Você conta com a graça de Deus para tomar essa cruz. E eu tenho absoluta certeza de que você vai receber a recompensa de Deus pela tua fidelidade, pelo teu compromisso com Jesus.

Não dê um alívio a si mesmo, mas desfrute do descanso que o Pai tem pra você. Tome o fardo de Jesus, que é suave e leve. A cruz, por mais pesada que seja, ainda assim é mais suave do que o peso de viver uma vida sem Deus.

Guarda isso no teu coração.

Em Cristo,
Anderson Paz