Reflexões

Juízo sobre os corruptos do Brasil

Alguns irmãos estão me dizendo que Deus está falando que julgará os corruptos desta nação chamada Brasil neste tempo. Enviam-me profecias pelo YouTube, sonhos, visões, etc. Permitam-me dizer uma coisa: Eu creio que Deus pode julgar, prender e até matar qualquer um, em qualquer tempo e em qualquer lugar, porém, os amados irmãos deveriam saber o seguinte: O juízo de Deus começará pela igreja e não pelos incrédulos. Está escrito! E não trata-se de uma interpretação profética da Antiga Aliança, ou, como costumam dizer alguns, do Velho Testamento. Está lá na Nova Aliança, ou, Novo Testamento para os que preferem chamar assim. O texto a seguir eu escrevi no dia 04 de abril de 2006. Estava cansando com tantos escândalos políticos. Quase pedindo “fogo sobre Samaria”:

Líderes e Liderados

“Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir no erro. Por isso o Senhor não terá nos jovens motivo de alegria…” Isaías 9:16. 17a – NVI

Lendo este texto recentemente, imaginei-me frente a uma TV assistindo ao noticiário do horário nobre, com aquela sensação de impotência mediante a mais uma tragédia política que atrevo-me a compara-la com a guerra do Iraque, onde a cada dia homens- bombas são levados a destruírem as vidas ao redor.

Aqui no Brasil não temos homens-bombas de fato, mas alguns que comportam-se como verdadeiras “bombas”.

Mentiras, corrupções, injustiças, hipocrisias, maldades,etc são alguns dos ingredientes que fazem parte do cardápio político brasileiro. Todas essas coisas parecem não ter fim, enquanto assistimos a tudo inertes sem fazer absolutamente nada para evitar ou acabar com toda esta tragédia.

Todavia, a Palavra de Deus através do profeta Isaías revela-nos um lado que muitas das vezes não queremos ver ou admitir: O Senhor considera todos os envolvidos responsáveis e culpados. Isto quer dizer que perante Deus tanto os que lideram, quanto os liderados têm suas responsabilidades. Principalmente aqueles que fazem parte do povo de Deus.

Nunca em toda minha carreira cristã, pensei tanto no papel político da Igreja como nestes dias. Não posso calar-me, diante de tanta injustiça de um lado e omissão do outro. A igreja precisa assumir uma postura profética, semelhante à de Jeremias, que falou tanto internamente (Israel), quanto externamente (nações incrédulas). Precisamos levantar-nos nesta geração e dizer aquilo que o Espírito Santo tem falado através das Escrituras. Creio que Deus, em breve julgará toda essa sujeira que cobre nosso País.

Segundo o dicionário, representar significa:
v. 1. Tr. dir. Ser a imagem de; parecer, aparentar, figurar. 2. Tr. dir. Reproduzir a imagem de; pintar, retratar. 3. Tr. dir. Significar, simbolizar. 4. Pron. Aparecer numa outra forma; figurar como emblema. 5. Pron. Apresentar-se, oferecer-se ao espírito. 6. Tr. ind. Dirigir uma representação. 7. Tr. dir. Ser ministro ou embaixador de. 8. Tr. dir. Ser mandatário ou procurador de. 9. Tr. dir. Apresentar-se no lugar de; fazer às vezes de; suprir a falta de. 10. Tr. dir. Exibir em teatro. 11. Tr. dir. Desempenhar em espetáculo público (um papel de peça teatral). 12. Intr. Desempenhar funções de ator.

Estes senhores, que aparecem todos os dias nos noticiários, são nossos representantes. Então pergunto: “Eles nos representam? Parecem-se conosco? São a nossa imagem? Nossos ministros (servos)? Estão cumprindo bem nosso papel? Será que se estivéssemos lá, estaríamos fazendo exatamente o que eles estão fazendo?”
Caso sua resposta para cada uma destas questões seja não, significa que esses senhores não podem mais representar-nos, porque o fazem muito mal.”

Quando eu já estava quase fazendo apologia ao “voto nulo”, creio que o Espírito Santo me lembrou que o juízo começará pela casa de Deus e aí então concluí:

“Antes de terminar esta mensagem, gostaria de completar algo. Por favor, sejam pacientes comigo, porque necessito dizer uma coisa aos líderes e liderados, aos crentes e incrédulos que me ouvem: “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” 1 Pedro 4:17.

Sei que a solução de Deus em Cristo Jesus passa pela Igreja, Seu corpo. Nós somos o sal da terra e por isso não podemos perder o sabor, ou seja, tornar-nos insípidos. Caso isso ocorra, segundo o Senhor Jesus, seremos pisados pelos homens.

Enquanto oramos pelas autoridades desta nação, que cambaleiam como bêbados, devemos lembrar-nos que o Juízo de Deus vem primeiro para nós. Ele inicia o seu projeto de limpeza a partir da sua própria casa. Deus necessita de um modelo de obediência para julgar toda a desobediência. A autoridade apostólica precisa da submissão dos discípulos para punir a rebelião: “e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” 2 Coríntios 10:6 (RA)

Leia comigo estes versículos:

“Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?” Jeremias 5:30.31 (RA)

“Uma coisa espantosa e horrível acontece nesta terra: Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?” Jeremias 5:30.31 (NVI)

Temos conhecimento de alguém que a tudo assiste do seu Trono. Desta vez não são os nossos representantes que estão em cena, mas os “embaixadores de Cristo”.
Será que estamos representando bem o Senhor Jesus aqui na terra? Como corpo de Cristo, somos a Sua imagem diante deste mundo tenebroso? Uma coisa é certa: Ele não vai ficar omisso assistindo seus representantes chafurdarem-se no mar de lama que cobre esta terra.

Ele já está nos advertindo: “Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?”
Pode parecer que a bagunça evangélica, assim como os “mensalões” da política brasileira, não terminarão tão cedo. Porém, estamos enganados. Assim como Deus está desmascarando os políticos deste Brasil, também, tão certo como vive o Senhor, seremos desmascarados antes que Deus traga juízo sobre esta terra. A limpeza vai começar na Casa de Deus.

Alguém pode estar pensando que a “maracutaia santa” não vai terminar tão cedo. Nós sabemos que existe no meio deste lamaçal, um número significativo de pessoas que se dizem cristãs (evangélicos, católicos, etc). Não importa, Deus vai tratar de tudo isso em breve. O Espírito Santo está perguntando: “Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?”

Nós oramos pelos políticos, pela educação, pela responsabilidade social, pelos projetos culturais, etc. Entretanto já deveríamos saber que a solução não vai chegar por aí. De alguma forma somos privilegiados por morarmos num país de “Juízes Lalaus”, médicos que roubam seus pacientes, publicitários que lavam dinheiro no exterior, advogados que instruem para o mal, ministros que quebram a lei, e etc. No entanto Deus pode usar este lixo para abrir-nos os olhos. Imagine poder ver que os mais educados e bem colocados nesta sociedade, “quando fazem” a obra social, muitas das vezes, utilizam-se dela para desvio de recursos públicos,com o propósito de maquiarem a política, e assim não pagarem impostos.

Pense: “Se a educação fosse a solução, se a responsabilidade social fosse a resposta, se projetos culturais fossem o caminho, como seriam os países onde estas coisas já foram alcançadas?” Você não estaria assistindo pancadarias na França; vendo tanta podridão nos Estados Unidos e nem ouvindo sobre tanta droga na Holanda e tráfico de pessoas na Suíça. A Suécia não seria a campeã de suicídio entre os jovens e a máfia na Itália não estaria tanto em evidência. Em suma, esta história de soluções humanas é “só para inglês ver”. E por falar em Inglaterra, também não teríamos, um compatriota fuzilado e morto injustamente, em solo britânico, por uma polícia que, ao invés de humilhar-se e reconhecer a miséria, tenta de toda forma provar que o “brasileirinho” foi o culpado por sua própria morte.

Se a igreja despertar, vai descobrir o mistério de Deus e saber que não há esperança na política, não há esperança na educação, não há esperança na justiça humana, não há esperança nos projetos sociais, não há esperança nos projetos culturais, não há esperança na Nova Ordem Mundial, não há esperança nas riquezas, não há esperança no primeiro mundo. Se a igreja acordar, vai ver que a “Glória” só possui uma esperança: “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória Colossenses 1:27 (RA) – Grifo do autor.

Enquanto estivermos vivendo de qualquer maneira e representando mal Aquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, não adianta tentarmos mudar nossos representantes. Estou convencido de que só vamos ser mais excelentes com eles quando aprendermos de todo o coração a representarmos dignamente o Senhor Jesus Cristo.

O mais tremendo nestes textos que acabamos de ler, é que a advertência divina atinge a todos. Não há exceção. Enquanto alguns pensam que só os que estiverem no comando serão julgados, nós compreendemos através da Palavra de Deus, que não será bem assim, pois haverá correção, tanto para os líderes, como para os liderados.

Que o Senhor Jesus se compadeça de nós e nos ensine no tempo oportuno como glorificar o Seu Santo Nome.

Que venhamos arrepender-nos no dia de hoje , rompendo com todos os laços das trevas que estejam nos prendendo e tenhamos a graça de Deus para, não apenas abandonarmos a cumplicidade com as obras infrutíferas das trevas, mas também REPROVÁ-LAS.

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco ><>
Nota da Redação: Texto de 4 de abril de 2006, mas tão atual que parece de hoje.

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)