Reflexões

Na certeza ou na dúvida?

Certa vez li o seguinte tweet: “A dúvida não é o contrário da fé. É um elemento da fé. Onde há certeza absoluta, não há espaço para fé”. Tal afirmação, apesar de interessante por nos conduzir a uma avaliação de como lidamos com a dúvida, não encontra qualquer consonância com a clássica definição de fé feita em Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Aliás, o mesmo autor prossegue falando que sem essa fé (certeza e convicção) “é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Deus quer que tenhamos certezas nesta vida.

A fé surge quando há certezas. Porém, não se trata de certezas sobre todas as coisas. O cristão pode ter dúvidas sobre muitos assuntos. Porém, fé é certeza sobre as coisas que Deus diz, posto que “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). a fé é sustentada pela Palavra.

Ser cristão não significa não ter dúvida alguma. Afinal, uma vez que servimos Àquele cujos juízos são insondáveis e cujos caminhos são inescrutáveis (Romanos 11:33), sempre haverá momentos em que teremos perguntas sem respostas. Porém, podemos permanecer na certeza (fé) de que haverá um dia em que conheceremos tal como somos conhecidos (I Co. 13:12).

Contudo, apesar de não ter certeza de tudo, posso estar seguro de tudo que o Deus insondável revela de Si mesmo, uma vez que Ele não pode mentir. Sempre há coisas ocultas para nós, mas  Moisés já nos ensinou a lidar com elas: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29).

Ocupemos-nos das coisas reveladas, com toda certeza, convicção e segurança de tudo o que Deus nos diz.

Em Cristo,
Anderson Paz