Ensino

Sujeitar-me…. eu?

Num contexto histórico-social em que a liberdade é a virtude mais exaltada e a igualdade é o direito mais afirmado, palavras como submissão ou sujeição não costumam ser bem-vindas. Afinal, também se diz que cada um é “dono do seu próprio nariz” e deve saber o que é melhor para si. Não são poucos os cristãos que, iludidos dentro deste contexto, gostariam de contornar certos textos bíblicos como “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas” (Hb. 13:17) ou “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Ef. 5:21).

Quem leva a vida cristã a sério não pode viver ignorando esses textos. Devemos compreendê-los, aceitando o desafio de saber o seu conteúdo e praticá-lo. Em que consiste essa “submissão” ou “sujeição”? Qual é o conteúdo desses mandamentos? Sujeitar-se é contar com pessoas que fazem parte de sua vida, sua história, de suas mais importantes decisões. É reconhecer e contar com a riqueza que o próprio Senhor Jesus tem dado ao Seu Corpo. Mais do que dizer que somos um, precisamos ser parte da vida uns dos outros. Afinal, é o Senhor quem dá o Espírito a cada um de nós, e é Ele mesmo quem designou pessoas para serviços específicos a fim de que Seu Corpo seja edificado (Ef. 4:11,12).

Ao contrário do que se possa pensar, sujeitar-se não é uma atitude de fracos e perdidos que não sabem o que querem e que entregam suas vidas cegamente nas mãos de alguém. Sujeitar-se é ter um senso de valor próprio tão saudável a ponto de reconher humildemente que precisa da ajuda e conselhos de outros. É ter uma auto-estima tão elevada que não corre risco de cair na armadilha da auto-suficiência que é um atributo que pertencem apenas ao Criador.

Fico muito feliz ao olhar minha história e ver que tenho pessoas que fazem parte do que foi e tem sido construído nela, e quero aprender muito mais sobre isso.

Que cada um de nós saiba reconhecer a experimentar a graça que corre no meio do Corpo de Cristo através do exercício de sujeitar-se.

NEle,

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
Google+ Anderson Paz

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)