Coração: coisa difícil de mudar
Em certa ocasião, enquanto eu estava comprando algumas coisas para a casa, vi uma criança chamando seu avô, referindo-se a ele como “você”. Logo que aquele senhor ouviu, rapidamente corrigiu seu neto e, de maneira carinhosa disse à criança que não deveria chamá-lo de “você“, mas de “senhor“. Então, a criança mais uma vez se dirigiu ao seu avô e, num tom de ordem e de maneira desrespeitosa, disse: “vem aqui, senhor!”. A forma de chamar o avô mudou, mas o coração da criança continuou o mesmo.
Foi impossível ver essa cena e não lembrar das advertências feitas por Jesus:“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lc. 6:46). E: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt. 7:21).
Nem sempre a forma com que expressamos nossa devoção a Deus corresponde à postura do nosso coração diante dEle. Mais do que usar os termos certos, precisamos ter o coração certo. Não podemos ser daqueles que honram o Senhor com seus lábios, mas mantêm os corações distantes dEle.
E como saber se o nosso coração está no Senhor? Jesus nos responde dizendo:“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (Jo. 14:21).
É possível que, ao ler este texto, alguém se encontre desanimado, pensando que o coração é uma coisa difícil de mudar, e que não consegue amar a Deus. A verdade é que não podemos mudar o nosso coração, mas precisamos mudar de coração. Ou seja, para nós não é suficiente uma mera cirurgia para corrigir algum problema de caráter. Precisamos de um verdadeiro transplante. É uma coisa impossível para nós, mas temos um Pai que nos garante dar um coração novo, um coração capaz de obedecê-lo.
“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis” (Ez. 36:26-27)
Quem está em Cristo é uma nova criatura, nasceu de novo, e tem em si tudo o que é necessário para uma vida de obediência a Deus: um coração novo, plantado em nós pelo Espírito Santo. Portanto, para alcançarmos o propósito de Deus é necessário tão somente decidir, a cada dia, viver de acordo com esse novo coração.
Reflita sobre isso, e aplique à vida.
Em Cristo,
Anderson Paz Twitter: @andersonpaz Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986- Poligamia na Bíblia e o casamento hoje - 25 de fevereiro de 2019
- Como eu posso perdoar? - 31 de agosto de 2017
- Assuma a sua responsabilidade! - 24 de agosto de 2017