Reflexões

Intenções e Heresias

Há algum tempo, li a seguinte frase no Twitter: “As heresias me preocupam menos do que a má intenção”. Imediatamente lembrei-me de alguns momentos em que Paulo escreveu sobre como devemos pregar o Evangelho, e pude concluir que o apóstolo não concordaria com a frase acima, pois ele insiste que a nossa fidelidade ao conteúdo do Evangelho deve ser inegociável.

Paulo, ao falar sobre o conteúdo da pregação, diz o seguinte: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl. 1:8). Mas, quando o apóstolo fala sobre a intenção dos pregadores, afirma: “É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro” (Fp. 1:18).

Num primeiro momento, talvez tenhamos a impressão de que Paulo está colocando a mensagem certa acima da intenção certa. Mas, será que ele está dizendo que a intenção é irrelevante? Seguramente não. Se a intenção fosse irrelevante, Paulo nunca teria dito: “se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada” (I Co. 9:17).

O que Paulo está ensinando é sobre a abrangência dos danos causados pela intenção errada e dos causados pela mensagem errada.

A mensagem certa, transmitida com a intenção errada, causa danos ao emissor da mensagem, que infelizmente carrega consigo o pecado da hipocrisia. Todavia, a mensagem errada, mas transmitida com a melhor das boas intenções, causa danos a seus receptores.

Por isso, todo aquele que se dedica à pregação e ao ensino da Palavra, deve cuidar igualmente de si mesmo e do que está ensinando. É por isso que Paulo faz um alerta ao seu filho Timóteo, para o qual todos nós devemos atentar: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (I Tm. 4:16).

Em Cristo,

Anderson Paz