Tão destrutivo quanto as heresias
É conhecidíssima a ilustração usada por Jesus sobre o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha, e o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia (Mateus 7:24-27; Lucas 6:47-49). O primeiro permaneceu inabalável em meio à adversidade, enquanto que o fim do segundo foi a ruína.
Em geral, o “construir sobre a rocha” é compreendido como se aprofundar na verdade das Escrituras, ser fiel ao ensino bíblico, conhecer profundamente o ensino que sustenta a fé cristã, e se manter longe de heresias. Portanto, ter um fundamento sólido seria ter uma teologia bíblica, correta, ortodoxa (reta doutrina).
É preciso destacar que o ensino correto não é apenas importante. Ele é indispensável e elementar. Fidelidade às Escrituras é algo inegociável para um verdadeiro cristão. Precisamos de teologia correta. Como disse Jesus: “Errais por não conhecer as Escrituras…” (Marcos 12:24). Entretanto, ao prestarmos atenção na ilustração usada por Jesus, constataremos que ambos os construtores, o prudente e o insensato, tinham o ensino certo, a teologia correta. Os dois ouviam as palavras do próprio Jesus. A diferença entre quem constrói na rocha e quem constrói na areia não está no ensino ou na teologia que receberam, mas sim no que fizeram com isso.
- Confira: Falar é fácil. Tem que viver.
O insensato não estava ouvindo doutrinas várias e estranhas, não tinha abraçado heresias. Ele era tão ortodoxo quanto o prudente. A diferença entre os dois não estava no ensino, mas na prática.
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.
- Confira também: A equação que desmascara a vida.
Se aprofundar em conhecer o ensino correto, é apenas construir. O que determina o fundamento da construção, não é o ensino correto, mas a prática correta.
Em Cristo,
Anderson Paz
- Em tempos de crise, não se esqueça da generosidade - 10 de abril de 2020
- Falar em línguas é a evidência do batismo no Espírito? - 11 de fevereiro de 2019
- Vasos de ira e vasos de misericórdia - 4 de fevereiro de 2019