Reflexões

Você conhece a agenda de Jesus?

João Francisco é um verdadeiro sobrinho do coração. Filho de um grande casal de amigos, com dois anos de idade foi um dos pajens do meu casamento e cumpriu muito bem a missão. Recebeu o ursinho que estava com as alianças, e correu sorrindo para entregar ao “Tio Paz”.

Curiosamente, desde que eu e Bianca nos casamos, o João desenvolveu o seguinte comportamento: toda vez que vê a Bianca, ele pergunta: “Tia Bibi, cadê o tio Paz?”. E toda vez que me encontra, ele pergunta: “Tio Paz, cadê a tia Bibi?”. Certa vez, cheguei à casa de seus pais, e Bianca já estava lá. Quando o João Francisco me viu no portão, saiu correndo pelo quintal ao meu encontro e gritando: “Tio Paz, tia Bibi tá aqui”. Parece que ele tava novamente cumprindo uma missão: me ajudar a encontrar a Bianca.

João ainda não entende o que é o casamento, mas ele espera que, onde eu estiver, a Bianca esteja comigo. E onde a Bianca estiver, eu esteja com ela. Parece que para ele não é natural que eu e Bianca tenhamos agendas separadas.

E é claro que o pequeno João Francisco não só me ensinou muito sobre casamento, como também me fez lembrar da relação entre Jesus e seus discípulos. Até mesmo porque o verdadeiro propósito do casamento é refletir a relação entre Jesus e a Igreja.

Na conhecida oração em João 17, Jesus fez o seguinte pedido ao Pai:

Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo

Jesus tem uma vontade: sempre estar acompanhado de seus discípulos. Mas, para acompanhá-lo, precisamos saber onde Ele está e o que está fazendo. Precisamos conhecer a agenda de Jesus para que possamos nos adequar à ela.

É certo que o Senhor sempre está conosco, uma vez que Ele habita em nós, e o nosso espírito foi unido ao dEle. Porém, há uma experiência com a presença de Jesus que decorre de estarmos de coincidindo nossa agenda com a dEle, de fazermos o que Ele está fazendo.

E o que o Senhor está fazendo? Qual é a agenda de Jesus? Para encontrar essa resposta, vamos deixar que o próprio Senhor fale sobre o seu maior projeto:

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

Esse é o projeto de Jesus: a edificação da Igreja. Por isso, se queremos estar onde Jesus está, devemos adequar não só nossas agendas e programações, mas o nosso coração a esse grande projeto, do qual Jesus é o construtor. É Ele quem edifica a Igreja, e não abdicou desse papel. Ninguém toma esse lugar de Jesus. E Ele não desiste desse projeto.

Na obra que Jesus realiza, somos as ferramentas, os instrumentos. E também somos o material de construção, a matéria-prima. Há momentos em que Jesus está nos usando para edificar nossos irmãos. Aí somos ferramentas. Em outro momento, nossos irmãos são usados para nos edificar, e aí somos matéria-prima, pedras vivas dessa casa espiritual que é a Igreja.

Se estivermos mergulhados nesse projeto, fazendo discípulos e fortalecendo nossos irmãos, estaremos fazendo o que o Senhor está fazendo. Estaremos adequando nossa agenda à agenda de Jesus, colocando o nosso coração onde está o coração do Mestre.

Quando estamos dedicados à obra de Jesus, temos promessas muito especiais quanto à presença do Senhor conosco. É interessante observar que a promessa “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” foi dada no contexto da Grande Comissão. Jesus garantiu estar conosco enquanto cumprimos a missão:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19-20).

Marcos relata que enquanto os discípulos saíram a pregar o Evangelho, o Senhor não só os acompanhava como também confirmava a Palavra anunciada por eles.

“E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Marcos 16:20).

O livro de Atos registra que o próprio Senhor era quem acrescentava dia a dia os que iam sendo salvos (Atos 2:47). Mais uma vez vemos Jesus pessoalmente envolvido na edificação da Igreja.

Portanto, se você quer experimentar todas as promessas do Senhor Jesus quanto à Sua presença conosco, mergulhe de coração no grande projeto chamado Igreja. Abrace de todo coração a agenda de Jesus. Fortaleça seus irmãos (Lucas 22:32).

Se você ama o Senhor, apascente suas ovelhas (João 21:15-19).

_____________________________________________________

Gostou deste post? Não se esqueça de compartilhar 🙂