Reflexões

Que prova é essa?

Ontem, junto com outros jovens brasileiros, fiz o ENADE. Trata-se de uma prova que tem por objetivo medir a eficiência das universidades em ensinar seus alunos. Diferente das maioria das provas que fazemos, essa avaliava o desempenho das instituições de ensino, e não do aluno em si. Foi estranho realizar uma prova em que as vantagens diretas não eram tão imediatas como quando passamos por um vestibular ou por uma prova da auto-escola.

Tenho pensando sobre o quanto em nossa vida passamos por provas. E o que mais me incomoda é não entender o propósito de algumas dessas provas. Um sentimento parecido com o que tive ao fazer o Enade: passar por uma avaliação que aparentemente não tem muito sentido para mim. Será que sou o único que se sente assim às vezes? Eu já ouvi o que a Bíblia fala sobre nos alegrar no meio das provas.  Já ouvi que através delas nos tornamos maduros e prontos para toda boa obra. (Tg1.2-4). Inclusive, tento diferenciar em minha vida o que é uma prova de Deus daquilo que é consequência dos meu erro. Mas estou aprendendo algo novo sobre provas. Existe um propósito nelas que eu ainda não conhecia, até que um amigo me mostrou. Veja o texto de Eclesiates 3.18:

“Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais”.

Não tenho todas as respostas para o porquê das provas. Mas uma coisa parece constante: as provas nos mostram aquilo que não sabíamos acerca de nós, ou, o que com muita luta demoramos a admitir.  No meu caso em particular, algumas provas recentes me mostraram que, se sou como algum animal, devo estar para um cavalo bem teimoso. Mas quero  me arrepender e ser aprovado nessas provas.

Tenho aprendido a pedir a Deus que não me deixe sair de nenhuma provação até que eu aprenda tudo o que Ele deseja me ensinar através dela. Se tem uma prova na qual quero muito passar é na prova da obediência. Ser obediente a Ele em tudo que me mandar. Cristo aprendeu a obediência pelo que sofreu, sua vida já é o nosso gabarito. E se as provas nos mostram o estágio do nosso aprendizado, minha  oração é que a cada prova sejamos aprovados por Deus, sem nada que nos envergonhe.

Que o Senhor nos dirija!

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.