Reflexões

O que me falta para obedecer a Deus

Em sua carta, Tiago nos ensina que ao planejarmos nosso dia a dia devemos dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg. 4:15). Certamente o autor não estava preocupado em que usássemos as palavras corretas, como se fossem um ritual. Pois, alguém pode usar as palavras certas, mas com o coração errado. Tiago pretendia nos conscientizar da nossa dependência do Senhor. Com esse discurso, ele almejava alcançar os corações das pessoas que não se rendem à vontade de Deus, e às vezes nem cogitam a intervenção do Senhor em seus planos pessoais.

Considerando que dizer a coisa certa nem sempre revela um coração íntegro, precisamos prestar atenção no mau uso que algumas pessoas fazem das palavras de Tiago, as quais embora expressem dependência de Deus podem, na verdade, disfarçar a covardia de quem as usa. É possível que uma linguagem aparentemente piedosa oculte um coração que foge de suas responsabilidades, transferindo-as para Deus.

Exemplo disso é a questão da santificação. Não podemos dizer que seremos santos, ou que venceremos certo pecado “se Deus quiser” ou “se Deus nos ajudar”, pois já sabemos que a vontade de Deus é que sejamos santos (I Ts. 4:3). Além disso, Ele nos dá tudo o que é necessário para alcançarmos esse alvo: o Espírito Santo habita em nós; a nossa fé que é alimentada pela Palavra e o convívio com a Igreja que nos fortalece. É por isso que a Palavra de Deus não nos diz “Sede santos, se Deus quiser”, mas diz apenas “Sede santos” (I Pe. 1:15,16), pois precisamos estar dispostos a negarmos a nós mesmos, tomarmos a nossa cruz e seguirmos ao Senhor (Lc. 9:23).

Há muitas coisas em nossa caminhada nas quais sabemos qual é a vontade de Deus, e temos a segurança de que Ele nos ajudará. O que nos falta é uma decisão firme de rompermos com a nossa própria vontade e tudo o que nos impede de seguir a vontade do Pai.

Que hoje seja um dia em que você, contando com a graça que o Senhor já te assegurou, decida romper com os limites que te afastam do propósito de Deus.

Em Cristo,

Anderson Paz