Reflexões

Quais são as condições de paz?

Há alguns dias, minha mãe me contou um sonho em que eu aparecia com uma bandeira branca e dizia-lhe que nada mais era preciso. Ela não teve a pretensão de sugerir algum significado espiritual. Mas, independente dessa questão, foi impossível ouvir esse sonho e não lembrar que a bandeira branca tradicionalmente é um símbolo de paz; de um tipo específico de paz, a que resulta da rendição. Numa batalha, a bandeira branca é hasteada pela parte que, já sem condições de resistir, entrega-se ao adversário.

Talvez nem todos saibam disso, mas nós precisamos hastear bandeiras brancas para Deus. Não porque Ele seja um inimigo nosso, e queira nos destruir. De forma alguma. Mas fomos nós que nos tornamos inimigos de Deus (Rm. 5:10), filhos da ira e da desobediência. Temos andado segundo a vontade da carne e de nossos pensamentos (Ef. 2:1-3), somos ovelhas que se extraviam por seus próprios caminhos (Is. 53:3). Tornamo-nos rebeldes contra o Reino de Deus para governamos o nosso “reinozinho” individual, perseguindo nossos próprios desejos.

Contudo, mesmo nesta condição em que nos encontramos, Deus nos amou e provou isso pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm. 5:8). Por meio de Cristo podemos ter paz com Deus (Rm. 5:1), ou seja, podemos deixar o estado de rebelião e passar a fazer parte do Seu Reino. E Jesus nos ensina que a condição de paz é a nossa rendição, nossa entrega plena a Ele, a renúncia incondicional de nós mesmos:

“Qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz. Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lc. 14:31-33).

Jesus está dizendo que, da mesma forma que um rei mais fraco precisa entrar em negociação de paz com um rei mais forte, nós também precisamos aceitar a proposta de paz que Ele nos oferece: a rendição total a Ele. Contudo, de forma alguma estaríamos nos rendendo a um inimigo. Nossa rendição a Deus é nossa entrega ao Pai de amor, que cuida de nós e que sempre nos diz: “eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr. 29:11).

Portanto, que hoje seja um dia de rendição ao Reino de Deus. Render-se a esse Reino, é entregar-se à vontade do seu Rei, pois assim Jesus nos ensinou a orar:“Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt. 6:10). Quando nos entregamos ao Pai de amor, nada mais nos é preciso.

Em Cristo,
Anderson Paz

One thought on “Quais são as condições de paz?

Fechado para comentários.