Ensino

Conhecendo o coração

Todos os dias, ao sairmos de casa, a trancamos para guardar os nossos bens. Nossas contas bancárias têm senhas para que nosso dinheiro esteja guardado. Temos alarmes para proteger nossos automóveis. Quem dera tivéssemos cuidado maior em guardar o nosso coração, pois ele deve ser guardado sobre tudo (Pv. 4:23).

A Bíblia afirma que o coração é enganoso, e só Deus pode conhecê-lo plenamente (Jr. 17:9,10). Contudo, há momentos em que o coração dá certos indícios, alguns sinais, sobre seu estado. Um desses sinais é as nossas palavras. Jesus é enfático ao dizer que a boca fala daquilo que está cheio o coração (Lc. 6:45). Por essa razão, deveríamos colocar grande atenção nas coisas que falamos. Elas revelam o que há em nós. Mas também deveríamos prestar atenção nas coisas que não falamos, pois isso revela o que falta dentro de nós. Não basta não murmurar (I Co. 10:10), mas é preciso em tudo dar graças (I Ts. 5:18). Não basta não mentir, mas é necessário compartilhar a Palavra, e isso só é possível quando somos ricamente habitados por ela (Cl. 3:16).

Mas acredito que não apenas as palavras mostram o que há em nossos corações. Nossos sentimentos, nossas reações interiores às situações que ocorrem ao nosso redor, são importantes evidências de como está o nosso interior. Essas reações, por serem espontâneas, involuntárias, têm muito a nos dizer sobre o que de fato está em nós.

Portanto, deveríamos sempre  nos avaliar quanto ao que nos causa incômodo, pois isso pode revelar os valores que regem nossas vidas. Deveríamos refletir, pedindo a condução do Espírito Santo, sobre o que nos entristece, ocupa nossos pensamentos, consome nosso tempo e até mesmo nos tira a paz e o sono.  Essas reações manifestam ao que nosso coração dá peso.

Será que a frustração profissional é algo que te entristece mais ou causa maior incômodo do que quando você não cumpre a vontade de Deus? Será que a falta de dinheiro te entristece mais do que a falta da Palavra, o pão diário que Deus tem para você? Será que a não realização de um sonho te entristece mais do que quando você sabe que não está cumprindo o propósito de Deus?

Deixo essas perguntas para reflexão, pois elas podem te ajudar a identificar os valores que conduzem sua vida. Se você identificar que seus valores estão invertidos, ore a Deus, e busque ajuda em meio ao Corpo de Cristo. Leve a sério o cuidado com o seu coração, lembrando que “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv. 4:23).

Em Cristo,

Anderson Paz

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)