Que condição Deus estabeleceu para a salvação?
Parece assombroso, mas não encontramos nenhum texto do Novo Testamento que afirma que Jesus nos salva por recebê-lo como nosso Salvador. Em Rm. 10:8–9, o apóstolo Paulo declara: “isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.
Um estudo cuidadoso do Novo Testamento revela que a CONDIÇÃO para ser salvo é reconhecer a Jesus Cristo como o “KYRIOS.” A tradução em português desta palavra grega é SENHOR.
No dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro conclui sua pregação com estas palavras: “a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (At. 2:36).
Paulo respondeu ao carcereiro de Filipos, quando este lhe perguntou: “o que devo fazer para que seja salvo?” com a exortação: “Crê no Kyrios Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At. 16:30–31).
Em 2 Cor 4:5, diz o apóstolo: “Pregamos… a Cristo Jesus como Kyrios(Senhor)”. Em I Cor 1:2, afirma que a igreja inclui “todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Kyrios Jesus Cristo, Senhor deles e nosso””.
O termo Kyrios, com referência a Jesus, é mencionado no Novo Testamento mais de 600 vezes. O termo SALVADOR, com referencia a Jesus, é mencionado só 16 vezes.
KYRIOS SALVADOR Nos Evangelhos 130 2 Em Atos 170 2 Epístolas de Paulo 260 6 Resto do N.Test. 50 6 TOTAL 610 16
Se trata apenas de uma questão de terminologia? Definitivamente não! É um assunto fundamental que envolve a teologia da salvação, e requer séria consideração.
Os apóstolos nunca mutilaram o evangelho apresentando por Jesus só como Salvador. A proclamação apostólica afirma: Jesus Cristo é o Filho de Deus que morreu, ressuscitou e é o Senhor.
- Confira também: Reino de Deus. Onde está isso?
Para ser salvo, o pecador tem que crer em Cristo e confessá-lo como seu SENHOR com todas as implicações. Aceitar a Jesus só como um Salvador pessoal, é uma tentativa de receber perdão, salvação, paz, felicidade e vida eterna sem submeter-se efetivamente à autoridade de Jesus. Mas essa possibilidade não existe no Novo Testamento. Jesus me salva e me dá todos os benefícios da salvação quando dobro meus joelhos diante dele, confessando-o como Senhor. Isso implica no fim de minha rebelião e na aceitação de seu governo sobre minha vida. É uma entrega completa de minha vida, que inclui tudo o que sou e o que tenho: minha família, minha casa, meus bens, meu dinheiro, meu tempo, meus planos, meu tudo, absolutamente tudo.
- Quer saber mais sobre a divindade de Jesus? Clique aqui.
Aceitar a Jesus como Senhor significa reconhecê-lo como Amo, Dono, Mestre e suprema autoridade sobre minha vida. Para que Jesus seja meu Salvador devo reconhecê-lo como meu Senhor. Este é o ponto central do Evangelho do Reino de Deus.
Jorge Himitian
Fonte: El Señorio de Jesúcristo – Texto apresentado por Jorge Himitian em Conferência da Apostolic International Fellowship
- Confissões de uma ex-consumidora - 5 de março de 2012
- O valor da identidade - 2 de março de 2012
- A Sabedoria Nelas - 1 de março de 2012