O palco da nossa luta
Gostaria que você repensasse comigo a palavra “Liberdade”. Usarei a páscoa como pano de fundo nessa reflexão. A Páscoa, diferentemente do que se comemora hoje, é uma celebração à liberdade. O povo de Israel era escravo e se tornou livre da escravidão do Egito. Deus instituiu a Páscoa. Nela um cordeiro sem manchas e sem defeito era morto, sacrificado. Esta festa para Israel, significava a liberdade em relação ao Egito. E apontava para o futuro, para a morte e ressurreição do Senhor Jesus o Cristo. Para que eu e você fôssemos livres do pecado e do reino das trevas.
Todos nascemos escravos do pecado, porquanto recebemos em nós o DNA do pecado de Adão. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm. 3:23). O ser humano vem há séculos buscando ser livre deste cativeiro por seu próprio esforço. Mas Deus providenciou um meio de liberdade e este meio é de Graça, para todo aquele que crê que o sacrifício do Senhor Jesus o Cristo foi em seu lugar. Depois que cremos nisto, deixamos de ser escravos do pecado para nos tornarmos combatedores contra ele, pois o pecado quer nos aprisionar todo dia para nos reduzir à condição de escravos.
Hoje o palco de nossa luta contra o pecado é interior. Para sermos livres precisamos morrer a cada dia pra nossas vidas e viver a vida de Deus em nós. E quando nos lembramos da libertação do pecado que recebemos através da cruz, temos o momento oportuno para o arrependimento, sabendo que se morrermos com Cristo com Ele também reinaremos (II Tm. 2;12).
O Senhor Jesus é o Cordeiro de Deus que foi sacrificado, morto para que eu e você possamos ser livres da escravidão do pecado. Porque Cristo, sendo nós ainda pecadores, morreu por nós (Rm. 5:6,8).
Graças a morte do Senhor Jesus Cristo, eu e você recebemos vida eterna. Recebemos liberdade da escravidão do pecado, apesar do pecado que está dentro de nós continuar a nos assediar. Precisamos morrer pra nossa vontade, sentimentos, desejos e vivermos a vontade de Deus pra nós. É preciso escolher dizer não ao pecado e sim pra vontade de Deus. A Páscoa nos traz isto a memória: o Senhor Jesus morreu pra recebermos vida eterna. E se queremos receber esta vida precisamos morrer. Não se recebe liberdade sem morte. Só através da morte de Jesus podemos ser livres da escravidão do pecado e Se não escolhemos morrer todo dia pra nossa vontade e desejos do nosso coração, não receberemos a vida de Deus.
É esta a Liberdade que celebramos: lembrar que o Senhor Jesus, morreu e ressuscitou pra que sejamos livres da escravidão do pecado.
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Col. 1. 13, 14
Ideraldo Moreira de Assis
Twitter: @Ideraldo_pai
Facebook: Ideraldo Moreira de Assis
- Poligamia na Bíblia e o casamento hoje - 25 de fevereiro de 2019
- Como eu posso perdoar? - 31 de agosto de 2017
- Assuma a sua responsabilidade! - 24 de agosto de 2017