Ensino

Quando a sujeira vem à tona…

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.

(Mc. 7:21-23)

É difícil ler a declaração acima e reconhecer que ela trata de uma verdade que se aplica a todos nós. Essa dificuldade ainda se torna maior quando nos iludimos com a ideia de que por sermos cristãos estamos imunes a essas coisas.

Contudo, muitas vezes o Senhor conduz e permite que seus filhos passem por situações que contribuem para que toda a sujeira que está em seus corações venha à tona e fique exposta. As nossas reações e, principalmente, o que sentimos em relação às circunstâncias pelas quais passamos revelam muito do que há em nós.

Todo aquele que tem compromisso com Cristo deve estar atento a esses sinais (reações, sentimentos e palavras), para que possa fazer uma auto-avaliação com profundidade. Isso faz parte do propósito de Deus em transformar nosso caráter conforme o caráter de Cristo (Rm. 8:28,29).

Ultimamente tenho vivido intensamente situações em que tem sido revelado sujeiras que estavam escondidas nos recônditos do meu coração, e que eu não imaginava que estavam lá. Deus tem me mostrado a inveja, o ciúme, o orgulho, a auto piedade, a ira e muito mais. Com tudo isso, o que Ele espera de mim é que eu tome a decisão correta diante de tudo que tenho visto em meu coração, que é a de reconhecer, confessar e pedir ajuda para ser tratado e transformado. Sou grato a Deus por ter me colocado perto de pessoas que me amam, não desistem de mim e querem me ver cada vez mais parecido com Jesus.

Toda vez que enxergarmos os podres do nosso coração, devemos entender que é o Senhor quem nos está mostrando, pois Ele quer nos fazer livres. Não desista de crescer, não dê lugar à auto-piedade ou à culpa, e não abra mão da comunhão, não fique sozinho, pois é no meio dos relacionamentos, recebendo o tratamento que flui no corpo de Cristo, que somos cada vez mais livres e transformados.

Em Cristo,

@Cristiano_ Brum

e Equipe @ConexaoEclesia

Cristiano Brum
Siga
Últimos posts por Cristiano Brum (exibir todos)