“Nunca se rebaixe para nada nem ninguém” – Tem certeza disso?
Já faz algum tempo que li o seguinte tweet:
“Só digo uma coisa, nunca se rebaixe pra nada nem ninguém, vc é do tamanho que Deus diz que vc é. Humilhe-se diante de Deus somente!!!”.
A declaração acima despertou minha atenção, fazendo com que eu voltasse minha reflexão às Escrituras. Nessa reflexão, pude perceber algumas situações interessantes que quero compartilhar com vocês.
A primeira delas diz respeito à escrava Hagar, que, após fugir de sua senhora, recebeu a seguinte direção do anjo do Senhor: “Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos” (Gn. 16:9). Podemos observar que, na situação de Hagar, o tweet acima mencionado apresenta uma direção completamente oposta àquela que havia sido dada por Deus.
Também foi interessante observar que o livro de Provérbios dá a seguinte orientação aos que ficam em maus lençóis por serem fiadores: “Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro” (Pv. 6:3). Para o autor do Provérbio, o tweet citado também não deveria ser aplicado.
Por fim, o que mais despertou minha atenção foi o contexto em que Jesus ensinou que quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. Antes de dizer isso, Jesus ensina: “quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lc. 14:10,11).
Jesus relacionava diretamente a auto-humilhação que Ele espera de nós com a forma como nos colocamos diante dos outros.
O tweet a que me referi apresenta alguns perigos e equívocos, mas o que quero destacar aqui é o fato de que a recomendação “nunca se rebaixe pra nada nem ninguém” pode ofuscar nossa visão e nos impedir de enxergarmos mandamentos como “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3) e “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos12:10).
Portanto, devemos avaliar tudo à luz das Escrituras, para não cairmos no perigo do engano.
Em Cristo,
Fonte: Pensando a Vida
- Confissões de uma ex-consumidora - 5 de março de 2012
- O valor da identidade - 2 de março de 2012
- A Sabedoria Nelas - 1 de março de 2012